ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Atualiza 2020

 

Categorias

 


 Intermodal

 



Destaque de aplicação: Sistema de Comprovação de Erro

Publicado em 24/11/2014

Fabricante de sistema transportador e integrador de sistemas de controle implementam o Controle Rápido & Fácil para a comprovação de erro

Por Eduardo Ribeiro Lopes e Fabiola Bracalente

Um fabricante de componentes de chassis automotivos, que precisou implementar um Sistema de Comprovação de Erro, recorreu ao fabricante dos seus transportadores e ao integrador de seus sistemas de controle. A necessidade era rastrear os pallets, por meio das estações de teste, e controlar o movimento dos pallets, pelos sensores e válvulas solenóides. O próprio transportador representava um desafio, porque consistia em um sistema de dois níveis, sendo o nível superior para a montagem e o inferior para o retorno dos pallets, resultando em uma limitação de espaço para a instalação dos respectivos dispositivos de controle.

Em vista das restrições de espaço, a instalação tradicional, por meio de eletrodutos, blocos de terminais e caixas de derivações, ocuparia muito espaço e seria inviável. O terceiro e mais difícil desafio estava relacionado às demandas da produção e entrega, deixando pouco tempo para a integração da tecnologia, e uma janela de programação estreita para a instalação e comissionamento do sistema. Essa combinação de desafios levou-os a investigar soluções de I/O modulares distribuídas, compactas e fáceis de instalar.

A instalação completa desse projeto incluiu diversas tecnologias:

- Cabeçotes Radio-Frequency Identification (RFID) via IO-Link, usados para rastrear os pallets, contendo peças ao longo do ciclo de teste;
- Sensores de proximidade indutivos, utilizados para a detecção da posição dos pallets. Além disso, usando até 16 portas configuráveis, é possível controlar válvulas solenóides para cilindros de posicionamento;
- Blocos máster IO-Link, que servem como gateway para o controlador PLC do sistema, por meio da rede, permitindo que todos os dados do tag RFID sejam continuamente relacionados ao Programmable Logic Controller (PLC) do sistema.

Para as indústrias, constitui uma excelente vantagem o fato de que o IO-Link proporciona uma maior capacidade de diagnóstico e solução de problemas, ao mesmo tempo em que os blocos máster possuem LEDs para a indicação de falha. A linha de IO-Link representou uma resposta ideal e eficaz, do ponto de vista de custos, para uma solução I/O, que é extremamente eficiente, em termos de espaço, e permite uma instalação rápida, no próprio local de operação.

Benefícios do RFID e IO-Link

  • Rastreamento de pallets, com tecnologia RFID de fácil integração, vinculado ao sistema I/O modular distribuído;
  • Eliminou-se a necessidade de caixas de derivação e fiação até os terminais, reduzindo drasticamente a pegada física dos sistemas de controle;
  • Capacidade de atender às exigências do cronograma de instalação, devido a vários fatores, como:

- Componentes pequenos e distribuídos permitiram a montagem das máquinas nos espaços disponíveis;
- Disponibilidade de instruções complementares (AOIs) permitiu a integração rápida e fácil do software;
- Padronização dos conectores e conjuntos de cabos possibilitou a instalação física rápida.

  • Um benefício adicional dessa arquitetura de controle neutra e aberta é a possibilidade do emprego de diferentes plataformas de controle PLC, em futuros projetos, sem a necessidade de alterar o design do hardware.

* Eduardo Ribeiro Lopes é especialista de Produto e Fabiola Bracalente é especialista de Mercado Autopeças da Balluff Controles Elétricos.

 

 

Veja também: