Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Logística e o ecossistema de inovação aberta

 

Publicado em 15/06/2021

* Por Antonio Grandini, José Eduardo Azarite e Paulo Roberto Bertaglia 

 

Como trabalhar com as Startups e aumentar nossas chances de sucesso nesta MUVUCA?

Elementos importantes e figuras representativas deste momento, as startups são sempre usadas como exemplos ou modelos de uma forma de trabalho adequada para estes tempos da nova economia, e somos frequentemente provocados a trabalhar como elas! Erroneamente, em nossa opinião – pois acreditamos que ao invés de trabalhar como elas, devemos trabalhar com elas! 
Em um processo onde possamos sim, usufruir de toda inovaçãoo e disrupção que as startups podem nos oferecer, mas que vá além de simplesmente experimentar e entender o seu famoso “Way of Thinking” e de como elas conseguem superar o “Vale da Morte” em suas jornadas, sendo também um meio, uma forma segura e organizada para ajudá-las a expandir o alcance de boas propostas e soluções, acelerando e dando tração aos seus negócios.
Sensíveis a esta condição e entendendo que caberia, no setor econômico por trás da cadeia de valor da logística, um ecossistema bem estruturado e montado com este propósito, a - the 4th - Consultoria em Inovação Operacional e a Venture HUB co-realizam o projeto - TechStart ® Logistics - , com o principal objetivo de atender a esta demanda. 


TechStart® e a Logística - A Venture HUB e o Programa TechStart ®

A Venture Hub é um hub de aceleração de startups e da inovação corporativa concebido em 2017 com foco em realizar e intensificar negócios baseados no ecossistema de inovação aberta e empreendedorismo de alto impacto e de base tecnológica, através da construção de uma plataforma de relacionamento inteligente entre os principais stakeholders deste ecossistema, a saber: empreendedores, startups, instituições de ensino e pesquisa, grandes e médias empresas, mentores e experts em negócios e tecnologias de fronteira e, certamente, investidores de risco.

Considerada um dos principais radares de startups e projetos com nível de maturidade exigido para futuros investidores, a Venture Hub se diferencia no mercado pela sua Plataforma de Aceleração de Startups e Projetos denominada TechStart ®.

O Programa ao todo tem 31 semanas, divididas em duas fases, ambas com cinco sprints cada: Warm-up (10 semanas - Introduction, Validation, Technologies, Traction e Selection) e Aceleration (21 semanas - onboarding, review & validations, partners & customers, traction & product market fit, funding & demoday ) num total de 31 semanas.

Para 2021, está sendo lançado o TechStart ® Logistics, a partir de uma demanda explícita do mercado em função da criticidade deste segmento em diferentes áreas da economia e pelo expressivo número de desafios  operacionais e de mercado para uso e acesso rápido a tecnologias emergentes e novos modelos de negócios e, nada mais adequado, do que um programa estruturado baseado  em conceitos pragmáticos de inovação aberta e conexão dos stakeholders com objetivo de buscar soluções às principais dores e desafio deste importante segmento. 

Por quê a vertical específica de logística?

Entendemos que por estar posicionada nos extremos da Cadeia de Valor, a Logística tem sofrido em cheio os efeitos do impacto no crescimento do e-commerce, mas sabemos que este é apenas um dos grandes desafios que a transformação digital nos trouxe que foi ampliado pelo contexto da Pandemia, e que com certeza, considerando o que o mundo MUVUCA nos reserva, não ficará só nisso. 
Como enfrentaremos o que virá? Deixar a nossa logística apta para viver nesta era, dando-lhe as competências necessárias e ir além do "nível de serviço", preparando-a para a experiência do consumidor, entregar os resultados esperados pelos negócios 4.0 e resolver problemas atuais que podem estar tirando o seu foco do desenvolvimento estratégico em direção da sua transformação digital.

Acreditamos que isto só será possível quando ela estiver inserida em um ecossistema de Inovação aberta, junto com seus fornecedores de soluções, centros de pesquisa e de inovação logísticos, empresas de tecnologia 4.0 e investidores, atraindo e desenvolvendo seus negócios através das soluções a serem adquiridas de Startups. Uma vez constituído, este ecossistema, ele será capaz de entregar toda agilidade e capacidade para antecipação de tendências, através da previsibilidade e velocidade de ação que as startups podem oferecer. 

 

Qual a proposta de valor que o programa trará ao ecossistema que será formado?
As variáveis que determinam atualmente a dinâmica das transformações que estamos experimentando, estabelecem a forma de como operacionalizamos nossa estratégia, entregamos inovação, desenvolvemos nossa cultura e navegamos por nossa cadeia de valor e ecossistema no negócio.


A única certeza que temos é que a operacionalização, a transformação disto tudo em ação, não pode e não cabe mais, ser feita da forma como fazemos até agora!
Entendemos que o - TechStart ® Logistics - traz claramente esta proposta de valor para aqueles que participarem do ecossistema criado: une em uma mesma plataforma as empresas que tem interesse em resolver problemas e transformar a sua busca por inovação em resultado; as Startups que já tenham um produto, uma solução que possa atender a expectativa de solução e inovação criadas, que estejam buscando uma possibilidade de aprimoramento e evolução de suas soluções, através do aporte de conhecimento e tecnologia, com o consequente investimento que deverá aumentar sua tração e capacidade para expandir fortemente seus negócios.


Propósito: Colaborar

Através da experiência em certificação para aceleração de startups da Venture HUB e de otimização e aperfeiçoamento de Logística da - the 4th - , queremos colaborar através de dois objetivos: 


1) trazer soluções inovadoras para problemas reais que atualmente dificultam o desenvolvimento de empresas da Cadeia de Valor da Logística por meio de startups que já tenham soluções disponíveis no mercado e que possam ser fomentadas através do incentivo das empresas patrocinadoras, e;
2) criar um processo colaborativo de fomento para aproximar startups, empresas patrocinadoras, pesquisadores, investidores e empresas de tecnologia, em um ecossistema que possa: acelerar e apoiar o crescimento das startups e também, ajudar corporações a desenvolver de forma mais efetiva sua entrada no ecossistema de inovação aberta (mais rápida e economicamente equilibrada), diminuindo os riscos em enfrentar esta iniciativa sozinha. 

 

 


Antonio Grandini, co-fundador da - the 4th - Consultoria em Inovação 
Operacional e e co-realizador da Techstart Logistics com a Venture HUB

 

 

 

 

 

 

 

 

José Eduardo Azarite, sócio-diretor e VP de Inovação Corporativa da Venture Hub e
co-realizador da Techstart Logistics com - the 4th - Consultoria em Inovação Operacional

 

 

 

 

 

 

 

 

Paulo Roberto Bertaglia, co-fundador da - the 4th - Consultoria em 
Inovação Operacional e co-realizador da Techstart Logistics com a Venture HUB

 

 

 

 

 

Quer se manter atualizado em logística e supply chain?
Clique aqui e saiba mais!

 

Veja também: