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Novo perfil de consumo pós-pandemia se torna um desafio para o varejo competitivo e atraente

Publicado em 15/12/2021

Hoje, é preciso estar frente à concorrência e adotar medidas que preparem sua loja para o futuro é a melhor forma de destinar um investimento consciente e efetivo


Foto: Divulgação

Artigo | Por Rodrigo Sobral *

Sem sombra de dúvidas, os protocolos de distanciamento e as medidas de isolamento foram fundamentais para uma retomada mais veloz agora que a vacinação contra a Covid-19 se amplia no Brasil e no mundo. No entanto, é inegável que nesse um ano e meio de pandemia as pessoas adaptaram os hábitos de compra em lojas físicas, optando muitas vezes por compras na internet ou até mesmo adotando estratégias para ficar o mínimo possível dentro das lojas. De acordo com estudos internacionais**, as compras presenciais nunca foram realizadas em tempo tão curto durante esse período.

Observar esse novo comportamento e as necessidades do consumidor é essencial para que os lojistas pensem em novas estratégias para fazer com que os clientes se sintam mais seguros durante as compras, como o uso de luminárias UV-C para desinfecção do ar e superfícies como complemento às iniciativas já adotadas desde o início da pandemia. Por outro lado, não podemos nos esquecer daquele público fiel que, apesar de ter reduzido a frequência ou mesmo o tempo de permanência na loja, seguirá com expectativas de viver novas experiências enquanto realiza suas compras assim que a pandemia terminar.

Esse é um dos grandes desafios do varejo: manter os ambientes sempre “vivos” por meio da atualização frequente de espaços e atrair seus clientes. Nesse contexto, a iluminação cumpre um papel essencial, pois além de realizar sua função principal, ela também deve ser flexível e permitir que essa nova ambientação aconteça sem trazer impactos operacionais, além de oferecer a luz certa no lugar certo com o menor consumo de energia possível.

De olho nestes novos desafios impostos, a Signify, líder mundial em iluminação, oferece no Brasil soluções específicas para diferentes segmentos, inclusive supermercados, hipermercados, varejistas, atacados, entre outros. O mais recente lançamento da marca neste sentido é a linha de luminárias SlimPerform, que traz como principal diferencial o pacote de luz oferecido e um sistema óptico especialmente desenvolvido para esse segmento e que auxilia o proprietário da loja não só na criação de um ambiente confortável e uniforme, mas também proporcionar a melhor experiência de compras aos clientes ao menor custo de energia possível graças a sua elevada eficácia luminosa.

Agora, imagine se você pudesse levar o poder do GPS para dentro de um ambiente de compras. Isso mesmo, uma nova e poderosa ferramenta na qual os varejistas podem criar uma conexão com seus clientes, além de otimizar seus processos de reposição e estocagem de produtos baseados na localização dos produtos nas gôndolas.

Essa solução permite que o cliente através de um aplicativo em seu celular consiga habilitar a navegação interna podendo encontrar os produtos que busca de maneira muito mais eficiente e com isso ter uma experiência única enquanto realiza suas compras. Por outro lado, os varejistas também podem inserir nesse aplicativo as promoções do dia ou da semana e com isso potencializar suas vendas.

Hoje, é preciso estar frente à concorrência e adotar medidas que preparem sua loja para o futuro é a melhor forma de destinar um investimento consciente e efetivo. Priorizar soluções que modernizem os espaços, prevendo tendências tecnológicas (dentre elas a iluminação) e oferecer recursos inovadores é essencial. Em um mundo cada vez mais digitalizado, é esperado que a tecnologia tenha um impacto significativo na forma como gerenciamos e administramos uma loja visando obter uma maior otimização nos custos operacionais.

Estar preparado para as verdadeiras demandas do consumidor ajudará a destacar sua marca. É preciso adotar oportunidades de estímulo para um perfil de consumidor que vem se transformando durante o período de distanciamento social. Hoje é muito mais comum que o comportamento de compra seja mais objetivo e autônomo e com pouco contato humano. Sua loja está preparada para atender este novo perfil de consumidor?

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* Rodrigo Sobral é responsável pelo portfólio de produtos profissionais da Signify na América Latina

** Shopper behavior in times of COVID-19 & 5 key takeaways for now and after (Amoobi, 2020)

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