Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

O poder dos dados na migração para as frotas elétricas brasileiras

 

Publicado em 13/12/2021

Ao usar tecnologias inteligentes como a telemática, as empresas podem se preparar melhor para essa transformação digital


Foto: Divulgação

Artigo | Por Eduardo Canicoba *  

À medida que as preocupações com a sustentabilidade continuam aumentando, muitas empresas estão procurando maneiras de ajudar a reduzir as mudanças climáticas no planeta. Uma delas é por meio da adoção de veículos elétricos. Com o setor de transporte classificado como um dos principais contribuintes para as emissões globais de gases de efeito estufa, alguns dos principais fabricantes automotivos do mundo já relataram que só produzirão veículos elétricos após 2030.

Essa é uma boa notícia para o Brasil onde, de acordo com o relatório FreteBras, no segundo trimestre de 2021, o volume de cargas transportadas por rodovias no país foi 83% maior que no mesmo período de 2020. A mudança para veículos elétricos vai proporcionar um caminho viável de sustentabilidade para as empresas no Brasil, principalmente aquelas que utilizam veículos da frota para operar seus negócios ou que atuam no setor de logística.

Na Geotab, levamos muito a sério o papel que desempenhamos no aumento da sustentabilidade no setor de transporte. Como um facilitador de frotas de baixo carbono e infraestrutura de apoio, oferecemos às empresas soluções telemáticas avançadas que monitoram os dados de seus veículos e geram relatórios eficientes que fornecem descobertas significativas aos gestores de frotas. Essas descobertas não apenas os ajudam a melhorar a produtividade e otimizar suas frotas, mas também os ajudam a encontrar maneiras de reduzir suas emissões, incluindo como eletrificar seus veículos para se tornarem ecologicamente corretos e cumprir os regulamentos.

Ao usar tecnologias inteligentes como a telemática, as empresas podem se preparar melhor para essa transformação digital. Por exemplo, a cada dia a Geotab processa mais de 40 bilhões de pontos de dados de veículos conectados em todo o mundo. Esses insights baseados em dados capacitam as frotas a compreender, agir e dimensionar seus esforços para reduzir suas emissões de carbono.

Para ajudar a ampliar a eletrificação da frota em todo o mundo, a Geotab criou a ferramenta EVSA (Electric Vehicles Suitability Assessment). Alimentada pelo maior conjunto de dados para desempenho de veículos elétricos do mundo real, a EVSA oferece recomendações de veículos elétricos baseados em dados para tornar a transição para o elétrico a mais perfeita possível. As empresas podem analisar os perfis e padrões de direção exclusivos de sua frota para identificar os veículos de sua frota mais adequados para a substituição de EV. As recomendações de EV são baseadas em vários fatores, como rotas percorridas, tempo de condução, idade do modelo e consumo de combustível, entre outros fatores. Dessa forma, os gestores têm todas as informações que precisam para realizar a transição com mais tranquilidade.

Além disso, uma vez realizado este processo, a Geotab também aprimora a gestão de frotas de veículos elétricos, com ferramentas que planejam os melhores percursos de forma a economizar bateria, localizando a todo o momento os pontos de recarga mais próximos para que as viagens sejam feitas da maneira mais eficiente possível e avaliam a duração e o consumo de energia das baterias para determinar como fatores como a temperatura as afetam e qual é o seu período de degradação.

Com o atual desenvolvimento das frotas elétricas, a telemática pode se tornar uma grande aliada para os gestores de frotas ao iniciarem sua transição para a eletromobilidade, fornecendo acesso a dados detalhados e precisos sobre o uso dos veículos existentes em tempo real. Em outras palavras, os gestores de frota são capazes de prever o comportamento dos motoristas e o estado dos componentes do veículo, facilitando a tomada de decisões de negócios com mais precisão e eficiência. O acesso a dados de veículos elétricos pode ser fundamental para atender a múltiplos objetivos estratégicos das empresas, como aumentar suas iniciativas de sustentabilidade e reduzir as emissões da frota, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência energética, a lucratividade e a segurança.

Com uma solução telemática abrangente, como a que é oferecida pela Geotab, empresas ou organizações, seja do setor público ou privado, podem começar sua jornada rumo à eletrificação da frota e gerenciar melhor toda a sua frota, enquanto processam dados valiosos do veículo e os transformam em informações úteis sobre as quais eles podem agir.

_______________

* Eduardo Canicoba é Managing Director Brazil e LATAM Business Development Leader na GEOTAB.

Quer se manter atualizado em logística e supply chain?
Clique aqui e saiba mais!

 

Veja também: