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O que é logística 4.0 e por que esse tema é importante para você?

Publicado em 14/12/2023

A logística 4.0 tem movimentado o mercado global e traz impactos positivos para a experiência do cliente e segurança logística; conheça mais desse conceito disruptivo que está transformando a área de Supply Chain

Por Redação


São muitas as inovações que dão base para o conceito de logística 4.0 (Foto: Freepik)

Na virada dos anos de 2010, o conceito de indústria 4.0 começou a ser difundido no mercado por especialistas e pesquisadores que perceberam o avanço de infraestruturas tecnológicas como a Internet das Coisas (IoT: internet of things) e os sistemas ciberfísicos em fábricas que, gradativamente, passaram a ser guiadas pela interconexão entre dados, máquinas e pessoas dentro de seus processos produtivos e de gestão.

Um dos pilares desse novo modelo – que busca, concomitantemente, mais eficiência e mais inteligência estratégica no âmbito da indústria – se sustenta na área de supply chain que, por sua vez, possui um movimento próprio de transformação digital, o qual fomenta as discussões em torno da logística 4.0.

Nesse sentido, a logística 4.0 – conforme observado pela McKinsey ainda em 2016 – adapta inovações como o uso de sensores, análise avançada de Big Data e robótica para aumentar a eficiência, precisão e flexibilidade no gerenciamento da cadeia de suprimentos, tendo-se em vista a melhoria da experiência de clientes.

AS DIMENSÕES DA LOGÍSTICA 4.0

Em artigo de 2017 para a publicação científica "Computers in Industry", os pesquisadores Erik Hofmann e Marco Rüsch, apresentam duas dimensões principais para a logística 4.0: a dimensão da cadeia de suprimentos e a cadeia de valor baseada em dados e digitalização.

"A logística 4.0 adapta inovações como o uso de sensores, análise avançada de Big Data e robótica para aumentar a eficiência, precisão e flexibilidade no gerenciamento da cadeia de suprimentos, tendo-se em vista a melhoria da experiência dos clientes."

Na primeira frente, por sua vez, temos o uso de tecnologias voltadas para a melhoria na gestão de pedidos e para a automação de processos manuais, como o picking (coleta, separação, organização e distribuição de entregas), incluindo desde veículos autônomos e robôs, até sistemas baseados em inteligência artificial para o apoio em processos decisórios do controle de estoques.

Já na segunda dimensão, toda uma gama de sensores e de novas tecnologias baseadas em IoT têm sido desenvolvidas para monitorar diferentes aspectos de cargas, veículos e até sobre o comportamento de motoristas e trazer mais conectividade para a cadeia logística.

O objetivo deste pilar é o de gerar insumos mais claros que apoiam as empresas em diferentes questões, como:

  • A redução de desperdícios no estoque;
  • Redução no número de manutenções de veículos e controle do consumo de combustíveis;
  • Otimização do planejamento de rotas;
  • Aumento da segurança de condutores e operadores logísticos;
  • Visão integrada da cadeia logística.

O eixo de segurança digital, aliás, compõe uma diretriz importante da logística 4.0 quando pensamos, por exemplo, nas aplicações de inteligência artificial – um dos pilares tecnológicos do novo modelo – para a gestão de riscos e monitoramento em tempo real de veículos, com foco na identificação de eventuais problemas relacionados a proteção de cargas, caminhões e condutores nas estradas.

A Gartner identifica ainda outras dimensões importantes atreladas a logística 4.0 – todas elas direcionadas de um melhor planejamento e dos processos decisórios no supply chain, também a partir de tecnologias digitais como IA, Cloud e automação robótica.

OS BENEFÍCIOS DE UMA NOVA PERSPECTIVA LOGÍSTICA

Como é possível inferir, as vantagens oferecidas pela logística 4.0 são amplas e se relacionam com o aumento da conectividade, do poder de decisão baseado em dados, de uma maior integração entre todas as etapas de uma operação logística e do supracitado aumento nos níveis de segurança de motoristas, veículos e cargas.

No entanto, para que esses objetivos sejam alcançados, há uma necessidade clara de maturidade tecnológica por parte dos atores do mercado logístico. Considerando esse aspecto, é positivo perceber uma tendência crescente nesse sentido no Brasil.

Segundo a pesquisa “Perfil dos Operadores Logísticos no Brasil - 2022”, realizada pela Associação Brasileira dos Operadores de Logística (ABOL), 88% dos operadores logísticos do país já utilizam integração tecnológica como forma de otimizar etapas dos processos; ao passo que 78% pretendem aumentar seus investimentos em tecnologia.

Essa, aliás, é uma tendência que avança globalmente: segundo levantamento da Allied Market Research, os investimentos em digitalização dos processos logísticos alcançaram quase US$ 25 bilhões em todo o mundo no ano passado e devem se expandir a uma média anual de 20,4% até 2032 – a projeção indica que, até lá, os investimentos podem chegar a US$ 155,3 bilhões.

VETORES TECNOLÓGICOS DA LOGÍSTICA 4.0

São muitas as inovações que dão base para o conceito de logística 4.0. Logo abaixo, resumimos alguns 3 pilares principais que, em maior ou menor grau, já começam a ser observados em segmentos da indústria e do varejo brasileiro:

  • Inteligência artificial: aplicada nas mais diversas frentes (do uso de máquinas capazes de automatizar processos como picking às indicações de comportamentos recomendados para aumentar a segurança no trânsito).
  • Big Data: fornece os insumos para o tomada de decisão mais inteligente por parte de gestores
  • IoT: os sensores ampliam a conectividade de uma operação e permitem um fluxo integrado de dados a partir de diferentes dispositivos e sistemas.

CONCLUINDO E DESCOMPLICANDO

As possibilidades da logística 4.0 começam a ser observadas no horizonte da cadeia de suprimentos do Brasil – seguindo, como vimos, uma tendência global voltada a digitalização dos processos logísticos.

Mas ainda há muito espaço para a inovação e os beneficiários desse movimento serão não só as empresas – que fortalecem seus diferenciais competitivos –, mas clientes, gestores e motoristas; participantes essenciais de uma transformação que está apenas começando.

*Esse conteúdo faz parte da campanha "Estradas do Futuro", uma realização Mundo Logística com apoio da ABOL (Associação Brasileira de Operadores Logísticos), ABRALOG (Associação Brasileira de Logística) e patrocínio da nstech e Quartzolit (empresa do grupo Saint-Gobain). Acesse o site da campanha para conhecer sobre o projeto e participar!

 

 

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