Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Tecnologia a favor da produtividade

 

Publicado em 20/11/2014

*Osni Roman

Com o avanço da tecnologia em todos os setores industriais, a corrida para uma melhor organização empresarial e a busca por vantagens competitivas ganharam outros atributos. As empresas que aliam seus serviços a novas ferramentas se destacam por oferecer produtos e serviços que garantem melhores resultados. No segmento de logística, a tecnologia veio para colaborar com a evolução de toda a operação.

As operadoras logísticas têm à sua disposição diversas tecnologias que trabalham a favor da produtividade. Ferramentas como o rastreamento, telemetria, Transportation Management System (TMS) e Identificação por Radiofrequência (RFID), disponibilizam, em tempo real, dados de toda a operação. Por exemplo, por meio da RFID é possível acompanhar o veículo e também o produto transportado e, pela telemetria, pode-se avaliar as condições do motorista e de todos os componentes, ao fornecer informações como posição e localização do veículo. Enquanto que, com a telemetria e o rastreamento integrados, consegue-se ir além, ao calcular o tempo de rotas, a quilometragem, a jornada de trabalho etc.

Com todos esses dados acessíveis no sistema, é necessário torná-los informação, para que quando percebida pelo cliente, torne-se ganho de produtividade e ofereça segurança ao embarcador. Para que tudo isso seja eficaz na cadeia logística, o compartilhamento deve ocorrer de forma eficiente, preferencialmente, pela integração do sistema do operador com o do cliente. Assim, o benefício é colhido pelo cliente final, que estará satisfeito com o recebimento da mercadoria com qualidade, no tempo e lugar certos.

As operadoras logísticas devem estar preparadas para oferecer aos embarcadores as melhores estratégias, a partir das possibilidades tecnológicas. Quando tudo isso funciona, a operação logística deixa de ser percebida como um custo e passa a ser vista como uma aliada na entrega de um serviço de qualidade, e toda a cadeia colhe benefícios.

* Osni Roman é presidente da Coopercarga, operadora logística para Brasil e Mercosul.

Quer se manter atualizado em logística e supply chain?
Clique aqui e saiba mais!

 

Veja também: