Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Visibilidade da cadeia de suprimento - olhos que não veem, problemas que se sentem

 

Publicado em 20/01/2020

Todos nossos passos são registrados e na cadeia de suprimentos não é diferente. Podemos assumir o controle e a ação de tudo que a envolve

 

Por Angelo Petrillo*

 

Hoje se tem visibilidade do que fazemos diariamente em todos os níveis: câmeras de segurança que nos monitoram constantemente; ao nos conectarmos a internet, muitos sites já sabem do que gostamos e nos interessamos, e de maneira proativa, oferecem soluções sem nos perguntar se queremos ou não. Isso sem contar com aplicativos que temos em nossos dispositivos para saber onde está fisicamente qualquer pessoa que esteja conectada conosco.
No mundo dos negócios, especialmente no varejo, logística e manufatura, estamos no momento da história em que a tecnologia nos permite ter visibilidade completa da cadeia de suprimentos, ponto a ponto, assim podemos assumir o controle e a ação de tudo o que acontece nela.
Ao mesmo tempo, o setor de varejo, logística e manufatura é cada vez mais complexo e exigente devido a três fatores principais. Em primeiro lugar, temos um consumidor muito informado que busca preços cada vez mais baixos com entregas cada vez mais rápidas, isso com exigência de serviços personalizados de maior qualidade; em segundo lugar, uma concorrência acirrada onde todos os detalhes são cruciais para conquistar (ou perder) clientes; e por último, e não menos importante, uma evolução tecnológica que requer adaptação e investimentos contínuos.
Todos esses componentes fazem que estas empresas que já citamos anteriormente repensem a maneira como realizam as suas operações com a ajuda da tecnologia. Neste cenário de constante mudança, o foco no cliente continua sendo o maior desafio e prioridade de todos. Clientes que hoje estão pedindo atenção e produtos personalizados para atender os seus desejos, necessidades e expectativas.
Portanto, ter olhos em toda a nossa cadeia de suprimentos, nos dá a visibilidade necessária para enfrentar todos esses desafios atuais e futuros, para poder atender corretamente os clientes atuais e futuros.
É muito importante lembrar que o cliente de dez anos atrás não é o mesmo que o atual, e não será o mesmo no futuro. Apenas para localizarmos, até 2027, espera-se que tenhamos seis gerações de clientes no mercado. Clientes exigentes, com diferentes expectativas e todos muitos importantes para as empresas.

 

Visibilidade, vital para detectar e responder ao imprevisível no mundo digital de hoje

A visibilidade é um requisito essencial para proporcionar agilidade e capacidade de resposta da cadeia de suprimentos. Se contamos com as ferramentas adequadas e sabemos como usar os dados obtidos, o conhecimento extraído sobre uma visão global da cadeia de suprimentos permite reduzir o estoque, economizar custos ou maximizar benefício; sem que a eficiência dos processos ou a satisfação do cliente sejam afetadas.


Uma das características que define a cadeia de suprimentos digital, o modelo vinculado ao da Indústria 4.0 é a visibilidade logística. De acordo com o relatório PwC Strategy & Analytics, essa perspectiva deve incluir as funções do Abastecimento, de Armazenagem, de Produção e da Distribuição. Isso se partirmos do ponto de vista que o produto é um punhado de matéria-prima até que ele chegue as mãos do cliente.

É claro que uma visão 360º do cliente e a perspectiva integrada de operações não podem ser alcançadas sem a tecnologia correta. Software, ferramentas e aplicativos que permitem compartilhar informações de qualidade entre os diferentes componentes da cadeia possibilitam a coleta de dados de qualquer lugar e de todas as coisas (desde os dados das redes sociais, usadas pelos consumidores, fornecedores e trabalhadores até métricas provenientes dos sensores da IoT – Internet das Coisas). Desta maneira, consegue-se ganhar em precisão e no alcance, para adquirir a visão de ponta a ponta que multiplica a eficiência e a eficácia das operações e dos processos.
Uma cadeia de suprimentos confiável é uma das principais garantias para reter os clientes atuais e para sempre.

 

JDA Luminate Control Tower

Visibilidade em tempo real e controle da cadeia de suprimentos são algumas das funções que a nova plataforma on-line da Luminate Control Tower da JDA Software oferece à indústria e que permite que as empresas tenham acesso rápido a um ponto único para o controle dos problemas, a solução adverte sobre interrupções e recomenda ações corretivas antes que elas ocorram.

Com ela, as empresas podem reduzir seus custos de remessa em até 30%, ao obter visibilidade em tempo real sobre os níveis do inventário; incrementar em até 60% a eficiência do seu planejamento ao serem capazes de ver as informações dos fornecedores, de fabricantes, dos distribuidores, dos varejistas e dos clientes em tempo real; e reduzir em até 10% o investimento no inventário ao gerar recomendações que minimizam os riscos e capitalizar as oportunidades. A solução do software como serviço (SaaS), completa o leque de soluções de gerenciamento da JDA com forte presença no Brasil e na América Latina, que atualmente facilita a logística de mais de 4 mil empresas em todo o mundo, incluindo o Brasil.

Ao analisar com mais detalhes como JDA Luminate Control Tower funciona, tenhamos como referência o artigo “Os dados são petróleo de hoje”, assinado pelo Dr. Michael Feindt, fundador da Blue Yonder, empresa adquirida pela JDA em 2018, onde podemos perceber que, com a tecnologia de Big Data, acumulamos o histórico dos nossos clientes, coletamos os dados históricos da sua cadeia de suprimentos em aspectos como: tempo de transporte, destinos, onde foram cometidos erros, onde houve atrasos e fatores externos que geraram estes problemas.

A partir dessas informações, usamos Machine Learning e Inteligência Artificial (IA) para ver como resolvemos problemas e prevemos eventos, antes que eles ocorram. Ao identificar um inconveniente, o software avisa - por meio de notificação no celular ou por e-mail em tempo real - a empresa e todas as companhias envolvidas no evento e seu potencial impacto. Todos estão envolvidos, cria-se uma comunidade, um ecossistema, para que se possam tomar decisões em conjunto e colaborativamente.
O JDA Luminate Control Tower, além disso, possui uma opção que permite automatizar a tomada de decisões: quando o sistema detecta um problema, ele o corrige de forma autônoma. Por exemplo, é capaz de identificar quando um contêiner chegará mais tarde do que o esperado e pode avisar o responsável. No caso de que não haja ninguém disponível, o sistema pode tomar decisões automaticamente.

Recordemos, que temos que aceitar que sem uma boa visibilidade logística, a projeção do negócio pode ficar estagnada. Pois assim, as decisões a serem tomadas não serão bem informadas, sendo que assim as ações podem apresentar desvios na estratégia e dos objetivos, longe de serem alcançados, gradualmente se afastariam.
O uso da JDA Luminate Control Tower ajudará as empresas a entender e responder rapidamente as necessidades dos clientes, a se comprometer com elas e, portanto, oferecer uma experiência inesquecível ao cliente. A chave do sucesso de qualquer cadeia de suprimentos é a troca eficiente de informações e é exatamente isso que a JDA Luminate Control Tower garante.
Vamos colocar os olhos em nossa operação e os problemas na cadeia de suprimentos serão coisa do passado.

 

Angelo Petrillo é Senior Director Pre-sale para América Latina

Quer se manter atualizado em logística e supply chain?
Clique aqui e saiba mais!

 

Veja também: