Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Ultimas tendencias - assinatura

Como a logística fulfillment reduz os custos e cria diferenciais competitivos para seu negócio

 

Publicado em 27/08/2020

 

Prazos de entrega e custo de frete são disparados os maiores responsáveis pelo abandono do carrinho e troca de loja nas compras on-line.
Diante desse desafio, os grandes marketplaces estão em uma corrida “contra o relógio e calculadora” para conseguirem realizar entregas mais rápidas com o melhor custo possível.

E como sabemos e já falamos que frete grátis não existe, o que existe é logística inteligente, essa corrida faz da logística um fator preponderante para o sucesso das vendas e fidelização dos clientes.
Nesse artigo vamos abordar os desafios das vendas on-line e como a logística fulfillment pode ser uma grande aliada para reduzir os custos com fretes e realizar entregas mais rápidas.
Leia até o fim e mude o estágio do seu negócio e carreira!

 

O futuro do varejo não é on-line e nem físico 

O mercado on-line vem crescendo vertiginosamente no Brasil.

Segundo o índice MCC-ENET as vendas on-line aumentaram em média mais de 107% em relação ao mês de julho/2020-2019.

Cada vez mais as pessoas optam pela compra on-line.
Essa já era uma tendência da revolução digital, que certamente foi acelerada pela pandemia por coronavírus.
A facilidade de adquirir produtos no conforto do sofá e com custo menor que em lojas físicas, seduz até mesmo os mais desconfiados que ainda acham que comprar on-line não é uma atividade segura.
Mas, a chegada da quarentena deu um empurrãozinho para que esse grupo vivesse a primeira experiência da compra digital.

O e-commerce registrou que, entre abril e junho, 5,7 milhões de clientes fizeram a primeira compra pela internet, com o comércio eletrônico liderando o crescimento em 45%.
Especialistas discutem se o futuro do varejo será on-line ou físico.
Particularmente acredito que o futuro do varejo será on-line, físico e online-físico.

Haverá momentos em que as pessoas quererão comprar determinado produto direto na loja física, em outros momentos, na loja on-line para receber em casa, e também de forma híbrida, por exemplo, comprando on-line e retirando em algum ponto físico.

Ou seja, o futuro do varejo será uma mistura dos dois modos.

E seja como for, a logística, ou melhor, as logísticas devem fazer parte da estratégia e tática do negócio para atender os clientes com a qualidade exigida, no prazo esperado e no custo ideal.
Como isso será possível?
O fulfillment é uma das melhores soluções para isso.

 

O que é logística fulfillment?

Fulfillment ou order fulfillment é um termo que vem do inglês fulfill, que significa cumprir, completar, realizar.
O termo é normalmente utilizado para definir as etapas ou processos logísticos de operações de lojas virtuais ou vendas on-line, contudo, o fulfillment é um método aplicável a qualquer modelo de negócio.
Visto que, como já falamos, o futuro do varejo é híbrido.

A logística fulfillment atua desde entrada e processamento do pedido, a separação no estoque (picking), a embalagem (packing), na entrega do produto ao cliente e o pós-entrega (reversa).
A ideia é que todas as operações sejam executadas visando atingir o maior grau de satisfação do cliente ou consumidor.
Assim, faz parte do processo fulfillment:

  • - Gestão do pedido: processamento e inventário;
  • - Estoques: armazenamento e localização estratégica;
  • - Picking: separação do pedido
  • - Packing: embalagem do produto;
  • - Transporte: entrega física do produto ao cliente;
  • - Trocas e devoluções: feedbacks e logística reversa.


Para maior entendimento das etapas consulte o artigo:
A logística no e-Commerce: a importância do Picking, Packing e transporte como fator de encantamento do cliente

 

Como funciona na prática e quais os principais benefícios?

Geralmente o fulfillment é entendido como um serviço de terceirização logística, onde a loja ou fábrica recebe apenas o pedido e “transfere” todo o trabalho operacional logístico para um operador especializado.
A última milha, o trecho final para que uma encomenda chegue até o consumidor, é o maior desafio para o e-commerce.
E, para conseguir competir, cada vez mais as empresas vem desenvolvendo mecanismos para atender com maior e melhor qualidade seus clientes.
É o caso das gigantes Mercado Livre, com o mercado envios, e a líder de mercado Amazon, com seu já consolidado modelo próprio de serviço de fulfillment.


Vantagens do fulfillment

Os principais benefícios do fulfillment são:

  • - Tempo livre para focar na atividade core e escalabilidade do negócio, deixando a logística na mão de especialistas;
  • - Redução dos custos com logística (diretos e indiretos) uma vez que o operador tem escala e sinergia com outras operações barateando assim o custo de manuseio, transporte e logística reversa;
  • - Uso de tecnologia de ponta do operador logístico garantindo informação e rastreabilidade melhorando segurança e reputação com os clientes;
  • - Eliminação da necessidade de estoque próprio e seus custos com toda a operação envolvida;
  • - Ganhos em tempos e movimentos (diminuição das perdas).

 

Desvantagens ou cuidados

Como desvantagens pode se dizer que os riscos são os mesmos se a operação fosse própria: erros de separação, atrasos na entrega ou algum tipo de dano a mercadoria…
Como estamos falando da imagem do seu negócio, vale dizer que terceirizar uma etapa não significa abandoná-lo.
Será preciso realizar o mínimo de acompanhamento dos SLA`s combinados e fazer auditorias esporádicas.

 

Fulfillment e torre de controle: uma junção perfeita

Em tempos de quarta revolução industrial onde tanto se fala de indústria e logística 4.0, ter à disposição uma torre de controle, ou seja, um hub de informação, inteligência e gestão operacional capaz de reduzir melhorar a eficiência dos processos e reduzir os custos em mais de 30% é essencial.
O que uma torre de controle bem estabelecida faz não é milagre, é o verdadeiro estado da arte da gestão moderna que a partir de tecnologia de ponta, processos redefinidos e pessoas preparadas e engajadas, realiza o monitoramento e interfaces em tempo real com operações e clientes criando um verdadeiro diferencial competitivo.
A logística fulfillment aliada à um torre de controle logístico poderá melhorar suas margens, acabar com dores de cabeça por falta de gestão, oferecer dados para melhor tomada de decisão e reforçar a reputação do seu negócio junto a seu cliente.

Para saber mais do que estou falando e conhecer na prática leia os artigos abaixo:

Seis coisas que você deveria saber antes de dizer que entende de torre de controle logístico

Torre de controle logístico: gestão, eficiência e redução de custos para sua operação logística
 

Até a próxima!

 

Achiles Rodrigues

Por Achiles Rodrigues

Possui mais de 16 anos de atuação em logística, transportes, processos e pessoas. É professor de liderança e criatividade e um entusiasta do mundo digital. É graduado em administração de empresas, Teologia e pós-graduado em MBA Logística e Supply Chain.

Quer se manter atualizado em logística e supply chain?
Clique aqui e saiba mais!

 

Veja também: