Assinatura Assinatura

Logística de ficção científica

 

Publicado em 18/01/2019

Você já teve a sensação, no seu trabalho, de que está em um filme de ficção científica? Se sim, ótimo, está tudo certo! Se não, você pode estar com problemas! Vou explicar.

Hoje já não dá mais para desvincular as operações de uma cadeia de suprimentos da tecnologia, porque ela está por todo lado e até onde não conseguimos enxergar!

Você chega para trabalhar e tudo que precisa saber está no seu e-mail, no seu aplicativo de mensagens instantâneas, ou no sistema da sua empresa. Tudo informatizado.

E mesmo que essa informatização não venha da sua própria empresa, ela vem dos parceiros com quem você terceiriza alguns serviços.

De alguns anos para cá, a informatização da logística e da cadeia de suprimentos foi tal que se você tivesse dormido há 10 anos (não mais que isso) e acordasse agora, não iria entender direito como tudo funciona, de como as informações chegam para todos os envolvidos na medida em que elas são geradas!

Um exemplo simples pode ser dado em um sistema de roteirização. Antigamente tudo era feito de forma muito manual e as entregas dependiam totalmente do conhecimento do motorista. Hoje, os sistemas de roteirização encontram a melhor rota, baseados em diversas variáveis! É sensacional, e esse é apenas um exemplo!

Mas vamos além! Agora os sistemas começam a utilizar técnicas de inteligência artificial. Ou seja, baseado em dados (muitos dados), em tempo real, os sistemas podem tomar decisões sem interferência humana, inclusive de eventos que provavelmente irão ocorrer. Você pode imaginar, por exemplo, que um sistema de roteirização pode mudar o roteiro em tempo real, baseado no tempo, no trânsito, no perfil do cliente, etc. Mas o mais impressionante é que com o passar do tempo esses sistemas vão aprendendo com os eventos e otimizando ainda mais as suas roteirizações! E esse é apenas um exemplo.

Isso parece ou não filme de ficção científica? Portanto, se para você tudo isso está ficando natural,  ótimo! Caso contrário você pode estar com problemas!

Mas a pergunta sempre feita é: e como ficarão os profissionais da área? Todos perderão seus empregos?

Acredito que aqueles profissionais preparados sobreviverão! Ou seja, aqueles que se atualizarem e que estiverem prontos para trabalhar com toda essa tecnologia terão lugar garantido!

Não é necessário entender a fundo as tecnologias, mas é importante saber o que elas podem fazer, como utilizá-las e mais que isso, sugerir a utilização de alguma delas quando for necessário e conveniente.

A maneira de trabalhar está mudando. Agora a tecnologia nos auxilia de forma que possamos gerir melhor as operações. Talvez os trabalhos mais operacionais estejam mesmo com os dias contados!

Mas isso não ocorrerá no dia para a noite, portanto corre para se atualizar e estar cada dia mais preparado!

Aproveite e leia esta edição da MundoLogística onde você entenderá muito mais sobre inteligência artificial aplicada às operações, tecnologias e empilhadeiras, a lei da tabela de frete mínimo e muito mais!

 

Marco Guapo

Por Marco Guapo

Editor Executivo da Revista MundoLogística

Quer se manter atualizado em logística e supply chain?
Clique aqui e saiba mais!

 

Veja também: