LogTalk LogTalk

Ciência Econômica: Por que ela pode causar o sucesso ou fracasso da Logística

 

Publicado em 18/02/2018

 
Existem duas áreas principais de economia, e ambas são críticas para a gestão da cadeia logística e de suprimentos.
 
A macroeconomia é um panorama geral. É o estudo da economia que inclui política fiscal, produto interno bruto, taxas de juros, desemprego e inflação. As decisões macroeconômicas movimentam toda a economia. O relatório de empregos do IBGE e a taxa de juros do Banco Central (SELIC) são exemplos de macroeconomia.
 
A microeconomia é focada em decisões de empresas, consumidores e mercados e inclui oferta e demanda, decisões de produção, análise de custo e preço, taxas trabalhistas e as movimentações que empresas fazem todos os dias para administrar os negócios.
 
Alinhar oferta e demanda (S&OP) é um exemplo de aplicação da microeconomia em empresas.
 
Os gestores da Supply Chain precisam mais do que nunca estar aptos a lidar com decisões macro e micro, o tempo todo, especialmente quando se analisa os drivers de custo dos fornecedores. Considere um fornecedor que precisa aumentar os preços para compensar o aumento dos custos de mão de obra. Compreender as tendências do emprego e a análise salarial associada é um elemento macroeconômico. O preço entre empresa e seu fornecedor durante as negociações de contratos é uma questão microeconômica.
 
Enfim, a economia é sem dúvida o núcleo da gestão de Supply Chain global. Aqueles profissionais de logística que não prestam atenção e se antecipam aos principais indicadores econômicos em seus próprios negócios, com seus fornecedores críticos e na demanda dos clientes, estão à mercê das forças do mercado que podem vir a ser uma surpresa desagradável.
Luís Eduardo Ribeiro

Por Luís Eduardo Ribeiro

É Gerente Regional de Operações da Martin Brower, líder global em soluções logísticas de ponta a ponta para redes de restaurantes. Ao longo da carreira, liderou a supply chain de empresas como DHL, Carrefour, Ponto Frio, bioMérieux etc. Em 2016, planejou e executou a logística de alimentos para as Olimpíadas RIO-2016. Recebeu Moção de Reconhecimento da Assembleia Legislativa do RJ pelos serviços prestados como Administrador de Empresas. Foi eleito Profissional de Logística do Ano pela Revista MundoLogística.

Quer se manter atualizado em logística e supply chain?
Clique aqui e saiba mais!

 

Veja também: