Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Cuidado para sua transportadora não se transformar em um dinossauro do mercado

 

Publicado em 29/03/2021


A nova década que estamos vivendo será marcada por profundas mudanças estruturais no setor de transporte de cargas, e muitas transportadoras correrão o risco de “desaparecer” se não compreenderem adequadamente o que está acontecendo e o que precisa ser feito.

O “divisor de águas” será a tecnologia, e ela ditará o ritmo dos negócios no futuro. O mercado trata essa mudança como a transição do mundo 3.0 para uma nova era 4.0, focada na conectividade, transparência e cooperação entre empresas e pessoas.

Muitos profissionais do setor de transporte de cargas, infelizmente, insistem em dizer que a tecnologia é algo pouco palpável, irreal, distante da atual realidade brasileira e que ainda existem longos anos pela frente para que ela realmente possa impactar significativamente no setor. Outros a reconhecem, mas  limitam a visão à tecnologia embarcada nos caminhões, como a telemetria. Outros, de forma extrema, resumem tudo isso em caminhões autônomos e drones.

A tecnologia não se limitará apenas aos caminhões, mas se estenderá pela gestão interna da empresa e pelas interfaces com os clientes. Essa última, especialmente, determinará o ritmo e a intensidade da mudança.

O uso efetivo da inteligência artificial, big data e mineração de dados, internet das coisas, nanotecnologia, impressão 3D, robótica, dentre outras soluções, farão parte do dia a dia dos profissionais logísticos, e o transporte de cargas não estará “imune” a isso tudo.

Não acredite que um aplicativo de coleta e entregas em tempo real e que uma equipe voltada à solução de pendências resolverão o problema. É um importante avanço, com certeza, mas é apenas a ponta de um gigantesco iceberg.

O caminho até o topo é longo e ainda é desconhecido. Mas, a nova década está aí. Muitas serão oportunidades. Grande também será o investimento necessário. Erros poderão ser fatais.

Em função disso, primeiro entenda do que se trata. Tenha uma compreensão profunda do que isso realmente significa, e aos poucos, desenvolva algumas iniciativas para colocar a sua empresa na Era 4.0! Só não fique parado, isso poderá custar a sobrevivência da sua empresa!

Dinossauros foram extintos. Sua empresa também poderá deixar de existir!
 

Marco Antonio Oliveira Neves

Por Marco Antonio Oliveira Neves

Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

Quer se manter atualizado em logística e supply chain?
Clique aqui e saiba mais!

 

Veja também: