Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Agronegócio: a importância do marketing e da logística no cenário atual

 

Publicado em 04/01/2021

Os processos da cadeia de suprimentos são extremamente complexos entre as indústrias, com múltiplas funções interagindo com objetivos diferentes. As cadeia de valor agrícolas são ainda mais complicadas tipicamente envolvendo três etapas: de agricultores a armazéns intermediários, de armazéns às fábricas de transformação ou embalagem e qualificação de produto, e destes pontos para clientes que atendem aos consumidores.

Cada passo requer múltiplas decisões. Uma logística extremamente complexa e de alto índice de perdas. Muitos tratam como da porteira para dentro e da porteira para fora. Por outro lado, temos presenciado uma evolução importante ainda que embrionária na utilização do Marketing no agronegócio.

A imagem do agronegócio sempre foi algo muito mal difundido. O aumento de vendas, a partir de uma exploração melhor da marca ou dos produtos tem chamado a atenção de especialistas. O perfil do homem do campo está mudando. O acesso à internet e outras tecnologias já conquistaram os produtores, pois já perceberam que sem a informática perdem dinheiro. Enxergam a utilidade dessa ferramenta na busca de parceiros, negócios, cotações, condições climáticas e outras informações.

Paulo Bertaglia

Por Paulo Bertaglia

Diretor Executivo da Berthas, atuou nas empresas: IBM, Unilever, Hewlett-Packard e Oracle. Com experiência internacional, atua nas áreas de Supply Chain Management/Logística, Gestão estratégica de Negócios e Mentoria executiva. Atua como Professor em Supply Chain, Logística, Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Vendas, Indústria 4.0 e Liderança, realizando também palestras e cursos in-company. Autor de vários livros entre eles Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento pela Editora Saraiva.

Quer se manter atualizado em logística e supply chain?
Clique aqui e saiba mais!

 

Veja também: