Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Cadeia de suprimentos digital

 

Publicado em 31/01/2022

Um bate-papo com professor Ednilson Bernardes, coordenador do programa de Supply Chain na West Virginia University


Foto: Reprodução

Temos abordado o tema da digitalização de Supply Chain aqui na “Prosa com Bertaglia” com bastante ênfase, pois entendo que o momento exige uma profunda reflexão. Tarifas e guerras comerciais, regionalizações, mudanças de mercado e novas regras nacionais e internacionais, trazem enormes desafios para a gestão efetiva da cadeia.

Em meio a essa turbulência, a maioria das empresas continua lutando para ter visibilidade da cadeia em todo o seu ecossistema. Ao longo dos anos as empresas implantaram um portfólio de sistemas para gerenciar cada aspecto do negócio – sistemas de gestão de transporte, sistemas de gestão de armazéns, ERP entre muitos. Adicionalmente, muitas destas empresas adquiriram outras e herdaram seus dados e sistemas.

Aqui entra a digitalização e o futuro. A cadeia de suprimentos da próxima geração não é uma cadeia sequenciada. É uma rede fluida e dinâmica, priorizando o cliente e impulsionada por dados em tempo real. É um ecossistema que forja novas relações para inovar e entregar soluções na forma de produtos e serviços rapidamente; e depois monitora-los para aprimorar o design, produção, entrega e serviço para a experiência ideal do cliente.

Abaixo, você confere um bate-papo com professor Ednilson Bernardes, coordenador do programa de Supply Chain na West Virginia University:

Paulo Bertaglia

Por Paulo Bertaglia

Diretor Executivo da Berthas, atuou nas empresas: IBM, Unilever, Hewlett-Packard e Oracle. Com experiência internacional, atua nas áreas de Supply Chain Management/Logística, Gestão estratégica de Negócios e Mentoria executiva. Atua como Professor em Supply Chain, Logística, Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Vendas, Indústria 4.0 e Liderança, realizando também palestras e cursos in-company. Autor de vários livros entre eles Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento pela Editora Saraiva. É colunista de importantes meios de comunicação.

Quer se manter atualizado em logística e supply chain?
Clique aqui e saiba mais!

 

Veja também: