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Inovação e expectativa do cliente: como administrar a logística nesta nova realidade?

 

Publicado em 02/09/2021


Foto: Reprodução

Fazer negócios sempre exigiu uma forte conexão com o mercado e as características de comportamento de pessoas. Essa verdade se acentua cada vez mais nos dias de hoje quando as expectativas dos clientes estão aumentando muito. Tanto indivíduos quanto empresas esperam obter mercadorias mais rápido, mais flexível e – no caso dos consumidores – com baixo ou zero custo de entrega. A fabricação se torna cada vez mais personalizada. Fator bom para os clientes, porém um desafio para a logística. Melhores serviços são exigidos, os prazos encurtam – vide as entregas de mesmo dia – e os custos devem ser reduzidos. Fantástica pressão na cadeia.

Por outro lado, a inovação se faz presente nos modelos de negócios, nos processos, na tecnologia, nas soluções, desde as mais simples até as mais complexas. Promessas de custos mais baixos, maior eficiência e grandes oportunidades de avanços em toda a Supply Chain.

Vale a pena uma prosa.

Paulo Bertaglia

Por Paulo Bertaglia

Diretor Executivo da Berthas, atuou nas empresas: IBM, Unilever, Hewlett-Packard e Oracle. Com experiência internacional, atua nas áreas de Supply Chain Management/Logística, Gestão estratégica de Negócios e Mentoria executiva. Atua como Professor em Supply Chain, Logística, Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Vendas, Indústria 4.0 e Liderança, realizando também palestras e cursos in-company. Autor de vários livros entre eles Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento pela Editora Saraiva. É colunista de importantes meios de comunicação.

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