Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Logística no Agronegócio

 

Publicado em 27/04/2022

Neste “Prosa com Bertaglia”, o convidado é José Caixeta, escritor e professor da USP/ESALQ com vasta experiência em Logística
 


Foto: Reprodução

O agronegócio envolve fantástica movimentação de mercadorias, portanto, há necessidade de uma infraestrutura logística eficaz para fazer fluir a produção.  A logística é o processo de gestão e movimentação de recursos, sejam eles pessoas, materiais e equipamentos de um ponto para outro.

A logística na agricultura não se resume apenas ao transporte da produção, mas inclui também a compra e entrega de insumos básicos prévios à colheita.  São atividades complexas que envolvem planejamento, compra, armazenagem, embalagem e transporte.

Em se tratando de nosso país, o agronegócio é uma das principais fontes de riqueza e de exportação. Contudo, os custos logísticos são extremamente elevados devido à concentração no modal rodoviário, problemas de pavimentação das rodovias, perdas de grãos ao longo da jornada e longas distâncias percorridas pelos caminhões.

Para tratar do tema, o “Prosa com Bertaglia” traz como convidado José Caixeta, escritor e professor da USP/ESALQ com vasta experiência em Logística.

Assista abaixo:

Paulo Bertaglia

Por Paulo Bertaglia

Diretor Executivo da Berthas, atuou nas empresas: IBM, Unilever, Hewlett-Packard e Oracle. Com experiência internacional, atua nas áreas de Supply Chain Management/Logística, Gestão estratégica de Negócios e Mentoria executiva. Atua como Professor em Supply Chain, Logística, Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Vendas, Indústria 4.0 e Liderança, realizando também palestras e cursos in-company. Autor de vários livros entre eles Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento pela Editora Saraiva. É colunista de importantes meios de comunicação.

Quer se manter atualizado em logística e supply chain?
Clique aqui e saiba mais!

 

Veja também: