Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Mudança cultural no chão de fábrica

 

Publicado em 14/03/2022

Para tratar desse assunto, este “Prosa com Bertaglia” traz um bate-papo com Carlos Eduardo Passini, diretor de Operações Industriais da Fibrasa
 


Foto: Reprodução

A área de produção requer um esforço de equipe. Nenhum operador é uma ilha e descobrir como melhorar a capacidade e a disposição das pessoas em cooperar é uma engrenagem fundamental no mecanismo de produtividade efetiva em qualquer ambiente de chão de fábrica. Mas o que é chão de fábrica?

Genericamente definindo corresponde à parte de uma fábrica que abriga as máquinas e as pessoas diretamente envolvidas na produção. Cada organização possui um padrão cultural criado ao longo do tempo. Com as novas tendências, metodologias aplicadas à manufatura como Just In Time, Kaizen, 5S para citar alguns exigem habilidades, competências e atitudes específicas.

Muitas vezes, os aspectos culturais apresentam barreiras a esta jornada por várias razões. É necessário criar mecanismos para desenvolver e encorajar líderes e colaboradores a buscar a melhoria contínua, contribuindo coma excelência operacional e melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Para tratar desse assunto, este “Prosa com Bertaglia” traz um bate-papo com Carlos Eduardo Passini, diretor de Operações Industriais da Fibrasa.

Paulo Bertaglia

Por Paulo Bertaglia

Diretor Executivo da Berthas, atuou nas empresas: IBM, Unilever, Hewlett-Packard e Oracle. Com experiência internacional, atua nas áreas de Supply Chain Management/Logística, Gestão estratégica de Negócios e Mentoria executiva. Atua como Professor em Supply Chain, Logística, Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Vendas, Indústria 4.0 e Liderança, realizando também palestras e cursos in-company. Autor de vários livros entre eles Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento pela Editora Saraiva. É colunista de importantes meios de comunicação.

Quer se manter atualizado em logística e supply chain?
Clique aqui e saiba mais!

 

Veja também: