Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Supply Chain: funções dos estoques

 

Publicado em 26/10/2021


Foto: Reprodução

Um dos grandes desafios enfrentados atualmente pelas organizações é referente ao balanceamento dos estoques em termos de produção e logística com a demanda do mercado e o serviço ao cliente. A gestão dos estoques é elemento imprescindível na agenda dos administradores: ela deve ser administrada eficientemente.

Muito se tem comentado sobre as pressões que os estoques excessivos representam para a lucratividade das organizações. É evidente que toda organização deve estabelecer e manter uma estratégia adequada para administrar o estoque. Uma estratégia bem aplicada e bem conduzida, além de minimizar custos, assegurará o desempenho apropriado dos diferentes processos e funções empresariais. Controles não adequados podem levar a organização a possuir elevados estoques, incorrendo em altos valores de investimento.

Em contrapartida, a manutenção de estoques insuficientes trará consequências drásticas à cadeia de abastecimento, afetando recursos e serviços. Mas quais são as funções dos estoques, mesmo?

Assista abaixo à entrevista com o professor e consultor em Logística Alberto Barudi:

Paulo Bertaglia

Por Paulo Bertaglia

Diretor Executivo da Berthas, atuou nas empresas: IBM, Unilever, Hewlett-Packard e Oracle. Com experiência internacional, atua nas áreas de Supply Chain Management/Logística, Gestão estratégica de Negócios e Mentoria executiva. Atua como Professor em Supply Chain, Logística, Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Vendas, Indústria 4.0 e Liderança, realizando também palestras e cursos in-company. Autor de vários livros entre eles Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento pela Editora Saraiva. É colunista de importantes meios de comunicação.

Quer se manter atualizado em logística e supply chain?
Clique aqui e saiba mais!

 

Veja também: