ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Airport town

 

Categorias

 

Fretebras

 

Evento Transformação SC

 

BYD

 

e-Galpão

 




Os 7 R`s da Cadeia de Suprimentos

Publicado em 23/07/2019

 

A gestão dos 7 R`s dentro da Cadeia de suprimentos, envolve a gestão de bens e serviços desde o ponto de fabricação até o ponto de consumo. Engloba o planejamento, design, execução, controle e monitoramento eficazes das atividades da cadeia.

O gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos facilita a otimização de recursos, o fluxo adequado de materiais, informações e capital, reduzindo assim os custos operacionais e evitando atrasos. As organizações confiam em suas equipes para terem sucesso em todo esse processo.

O papel crucial desses profissionais é saber como cuidar de todas as atividades da cadeia de suprimentos, e para fazerem isso, é necessário cuidar dos 7 R`s.

 

Os 7 R`s da Cadeia de Suprimentos

1 - O produto Certo (Right product)

Uma empresa que oferece qualquer tipo de serviço deve primeiro conhecer o tipo de produto que irá manusear e transportar. Ter o conhecimento certo lhe dará uma vantagem para gerenciar de forma adequada e eficiente seu tempo e recursos.

O componente básico das atividades da Cadeia de Suprimentos são os produtos que são transportados do fabricante para os consumidores. Os profissionais da cadeia devem saber que tipo de produto precisa ser fabricado, manuseado e transportado.

A melhor estratégia é escolher um produto que esteja em demanda e que possa garantir lucros. Ter conhecimento correto e usar o produto certo facilitará o gerenciamento eficaz do tempo e dos recursos.

 

2 - No Lugar certo (Right place)

O próximo fator é que o produto certo seja enviado para o lugar certo. Os profissionais de suprimentos devem garantir que tenham pessoal de entrega eficiente e experiente para que o produto seja entregue no lugar certo.

Devem desenvolver um sistema de entrega robusto com rastreamento de localização para que tanto os clientes quanto os fornecedores possam rastrear a localização exata do produto e recebê-lo no local certo.

 

3 - Com o preço certo (Right price)

O preço é imprescindível para os negócios, pois é o fator que decide se a operação incorreu em lucros ou perdas. Os profissionais devem pesquisar as tendências do mercado e estabelecer preços competitivos para os bens e serviços. Além disso, deve haver um sistema que mantenha os registros dos preços atualizados regularmente para que os produtos sejam vendidos pelo preço certo.

 

4 - Com a qualidade Certa (Right quality)

A qualidade nas entregas é de extrema importância. É dever da equipe garantir que as mercadorias sejam armazenadas adequadamente e entregues aos clientes nas condições certas.

É aqui que as especificações devem ser consultadas para colocá-las nas embalagens apropriadas para manter a sua qualidade.

 

5 - Na hora certa (Right time)

O tempo é muito importante quando se trata de Logística e Cadeia de Suprimentos, os clientes estão muito mais preocupados hoje com o tempo de entrega. É por isso que todos os provedores de serviços devem saber o momento certo para entregar os produtos e com muita eficiência.

Além da satisfação do cliente, o relacionamento de longo prazo só é possível se os produtos forem entregues aos clientes na hora certa.

 

6 - Na quantidade certa (Right quantity)

Conhecer e especificar a quantidade certa também é uma atividade chave. Como a maioria dos fornecedores é de terceiros, as empresas que dependem desses serviços devem ter cuidado em coordenar e enviar a quantidade correta de mercadorias a serem entregues.

Deve-se encontrar a quantidade certa de entregas e coordenar-se com a equipe de fabricação e entrega para obter a quantidade certa de produtos entregues aos clientes para o dia.

 

7 - Para o cliente certo (Right customer)

Os clientes são o componente principal dos processos da Cadeia de Suprimentos. Os profissionais devem ter conhecimento sobre seu mercado alvo. Se os produtos são vendidos no mercado certo, a empresa ganha mais mercado e obtém os clientes certos que podem permanecer com eles por toda a vida.

 

Conclusão

Escolha uma solução ágil e integrada que possa ser dimensionada para suas necessidades de negócios em constante mudança. Simplicidade pode ser a resposta para as operações de hoje. Para crescer em novos mercados, vocês precisam suportar um conjunto mais complexo de operações diárias e novas unidades de medida.

 

Rodilson Silva

Por Rodilson Silva

Autor do Podcast Guiakast - Vamos falar de Supply Chain - e Fundador do site Guia Corporativo (http://www.guiacorporativo.com.br), que fornece conteúdo sobre estratégias, ferramentas e melhores práticas da Cadeia de Suprimentos. Mais de 15 anos de atuação na área de Supply Chain com expertise em práticas para otimização e implementação do processo de S&OP, Previsão de Demanda, Logística/Transportes, PPCP, Estoque, Projetos e Processos. Graduado em Logística e com MBA em Gestão de empresas e negócios.

Quer se manter atualizado e preparado para o mercado de trabalho?
Clique aqui e descubra como a MundoLogística vai te ajudar!

 

Veja também: