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Comprador estratégico: um profissional essencial nas organizações

 

Publicado em 24/02/2022

Esse profissional tem o poder de decisão para prover o efetivo abastecimento das empresas no tocante a aquisição de materiais e serviços para que a operação da empresa seja fluida e sem sobressaltos


Foto: Divulgação

A célere globalização da economia mundial nas últimas duas décadas mudou drasticamente o panorama das empresas no Brasil. Resultado? O papel do comprador mudou nesse cenário.

Para fabricantes agressivos e avançados, que estão prontos e aptos a abraçar a dinâmica alterada deste ambiente de negócios, as oportunidades são ilimitadas. Por outro lado, a intensa competição que a globalização introduziu ameaça as empresas que não estão dispostas ou são incapazes de tirar proveito desse ambiente competitivo recém-descoberto.

O modo como as organizações equilibram as oportunidades e os desafios afetará enormemente sua capacidade de prosperar nesse cenário cada vez mais complexo. Talvez o ponto em que o papel do comprador mudou mais expressivamente, diretamente influenciado por esse ambiente global competitivo, tenha sido a relevância e proeminência expandidas dadas à função de compras dentro das organizações.

O comprador estratégico possui uma função muito importante dentro das empresas. Ele tem o poder de decisão para prover o efetivo abastecimento das empresas no tocante a aquisição de materiais e serviços para que a operação da empresa seja fluida e sem sobressaltos

A rotina de um comprador está atrelada a conseguir as melhores negociações para a empresa, evitando os custos excessivos e garantindo a qualidade dos produtos adquiridos. Muitas são as tarefas que um comprador profissional precisa exercer: organizar o sistema de compras em um software, passar para os fornecedores quais as características e peculiaridades dos produtos que deseja, resolver problemas corriqueiros com os fornecedores e outras.

Importante salientar que para ser um comprador respeitado pelas contribuições estratégicas que oferece, é preciso fazer muito mais do que isso. O que os empresários esperam do comprador da empresa é que ele consiga fazer o mesmo trabalho, porém, em menos tempo e com maior eficiência e eficácia. Assim, eles devem ser mais produtivos e, para isso, precisam de novos conhecimentos.

Observe adiante quais são os principais atributos para quem deseja ser um comprador destacado na sua empresa e sobretudo no mercado:

CONHECER A ESTRATÉGIA DA EMPRESA

O comprador deve entender que os departamentos das empresas pararam de trabalhar de maneira isolada e estão cada vez mais criando um profundo relacionamento. Por exemplo, o departamento financeiro e o departamento de compras precisam estar em constante comunicação e devidamente sincronizados.

Portanto, não basta saber apenas sobre o que se precisa comprar para a empresa, mas sim toda a estratégia dela. Com base nessas informações, fica muito mais fácil saber o que o negócio precisa e quando precisa.

SABER TRABALHAR EM EQUIPE

Essa é, sem dúvidas, uma das características mais requisitadas pelas empresas aos profissionais. Cada vez mais a necessidade de saber trabalhar em equipe é importante para o sucesso do empreendimento. Assim, comprador não deve se manter isolado dos outros profissionais que estão fora do seu departamento.

ENTENDER DE SOFTWARES

A rotina de um comprador é bastante atarefada, especialmente se formos pensar nas novas competências exigidas pelo mercado de trabalho. Ele precisa manter uma série de documentos em ordem, saber delegar tarefas e concluir as suas próprias responsabilidades sempre com resultados ainda melhores que os anteriores.

Para isso, será necessário o uso de softwares que ajudem esse profissional a manter a organização em dia e com mais facilidade. Assim, esses programas permitem que os profissionais façam mais em menos tempo, garantindo a qualidade dos processos.

CONHECER O CONCEITO DE COMMODITY A FUNDO

Uma commodity é como chamam uma matéria prima básica para fazer produtos industrializados. Portanto, se essas commodities sofrem alterações no preço de custo, logicamente, os produtos feitos a partir delas também terão os valores alterados.

Desse modo, é muito importante estar sempre lendo sites de notícias sobre o assunto. Além disso, é essencial saber o período em que essa commodity é produzida em maior quantidade. Afinal de contas, quanto maior oferta, menor será o preço final do produto.

ENTENDER A IMPORTÂNCIA E TRABALHAR COM INDICADORES

O comprador deve passar a trabalhar com indicadores, ou seja, ele deve comprovar com base em números que o seu trabalho está realmente sendo o melhor para aquela empresa. Ter um bom currículo não será mais o suficiente para manter esse profissional atuando no mercado. Será necessário provar para a empresa que o serviço prestado está trazendo resultados.

FAZER NETWORKING

Não importa se você trabalha como empregado registrado em uma empresa ou como trabalhador autônomo, fazer networking é essencial para se manter no mercado. Quanto mais pessoas da área conhecer, mais conhecimento terá, poderá ver novas frentes e realidades de trabalho para um comprador e assim aumentar as suas possibilidades no mercado.

DOMINAR OUTRAS LÍNGUAS

Muitas empresas estão exigindo um segundo idioma para os profissionais, especialmente o inglês. Por mais que, nesse momento, a empresa para qual trabalha não realize comércio no exterior, há sempre essa possibilidade e, se você deseja ser o melhor comprador, precisa estar preparado para o que for necessário.

MANTER-SE EM CONSTANTE APRENDIZADO

Essa não é necessariamente uma característica do futuro, afinal de contas, todos os profissionais devem ter em mente que é necessário se manter atualizado para permanecer no mercado e ser visto como um bom profissional.

Mas atenção acurada a esse aspecto está se tornando cada vez mais importante e o comprador estratégico precisará estar mais atualizado do que nunca. Além de conhecimentos técnicos e teóricos, deverá saber sobre todas as novidades tecnológicas que o mercado oferece para a função e saber como elas podem ajudar a melhorar os seus serviços.

Como você pode perceber, preparar-se para o presente e estar competitivo e atraente para vislumbrar futuro prospero não é algo complexo, mas exige muita dedicação e força de vontade. A rotina de um comprador e as tarefas realizadas por ele serão outras e ele deve estar preparado para se adaptar a essas mudanças.

Sandro Reis

Por Sandro Reis

Coordenador dos programas de MBA Executivo em Procurement, Gestão de Contratos e Supply Chain Management no Instituto A Vez do Mestre e na Universidade Veiga de Almeida, especialista em oratória profissional, professor e palestrante do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças, Instituto Nacional dos Executivos de Suprimentos, membro da Comissão de Logística do CRA-RJ, profissional com vasta experiência em gestão de negócios, trajetória de 20 anos em gestão e profissionalização das áreas de Suprimentos e Contratos em empresas de grande porte – Vale S/A, White Martins, Icatu Seguros e Comitê Olímpico 2016.

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