ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Transfolha - Dia das Crianças

Intelbras
 

 

Categorias

 

MLOG - Manter atualizado

 

Logist

 




6 mitos da automação logística

Publicado em 11/09/2019

 

A automação do armazém tem muitas vantagens: aumenta a eficiência e velocidade do processamento dos pedidos, ajuda a reduzir custos e diminui o número de erros humanos. Porém, ainda existem opiniões duvidosas em relação à necessidade de automatizar o armazém.  Os especialistas da SSI SCHAEFER compartilham suas opiniões sobre alguns conceitos populares equivocados sobre automação e explicam porque não são refletidos em como o processo realmente funciona.

MITO 1: TODOS PRECISAM DE AUTOMAÇÃO

Para as empresas que querem seguir as mais novas tendências, parece que a implementação da automação é necessária para todos os armazéns sem exceção. Isso não é verdade. Não é necessário automatizar armazéns com poucos SKUs, número de bens ou capacidade baixa de armazenamento; o efeito disso seria insignificante. Se não existem planos de expansão futura, fica muito mais fácil para as empresas processarem e completarem pequenas quantidades de pedidos manualmente.

MITO 2: A AUTOMAÇÃO DE TODOS OS PROCESSOS DEMORA MUITO

A automação total do armazém parece consumir muito tempo devido a inúmeras razões. Primeiro, você deve definir o equipamento necessário, depois desenvolver o primeiro conceito de design, selecionar a solução que mais se adequa às suas  expectativas e orçamento, assinar todos os contratos necessários e aí começar o processo de instalação e entrada do projeto. O estágio de trabalho pode causar perdas se o fluxo de trabalho do armazém existente para, nem que seja por períodos curtos de tempo. No entanto, a automação pode ser planejada para que não afete operações já existentes. Isso pode ser alcançado graças as vantagens dos sistemas automatizados: espaço de armazenagem otimizado, escalabilidade das soluções e ergonomia. Reorganizar um armazém tradicional e estático levaria mais tempo, então no caso de um projeto a campo aberto é melhor considerar a instalação de um sistema automatizado desde o início.

MITO 3: A AUTOMAÇÃO LEVA À PERDA DE CONTROLE DO PROCESSO

Pelo contrário, se o sistema automatizado está devidamente desenhado e implementado, ajudaria a eliminar muitos problemas no sistema de gestão do armazém. O software monitora e mostra dados precisos de produtos armazenados disponíveis ou, por exemplo, pode detectar uma queda na produtividade do operador em horários de pico e rapidamente redistribuir suas cargas laborais enviando empregados de outros locais. Também fornece informações de todos os processos, fluxos de mercadorias e status do sistema para todos os gestores.

MITO 4: A AUTOMAÇÃO REQUER A SUBSTITUIÇÃO DOS EMPREGADOS

A automação do armazém não implica necessariamente na substituição dos funcionários ou em custos adicionais para o treinamento. Os armazéns automatizados são fáceis de usar, portanto os operadores decoram suas instruções e não precisam de muita experiência. Interfaces modernas são muito fáceis de trabalhar em comparação com armazéns tradicionais, quando um novo empregado precisa saber a localização de determinado produto, dessa forma o número de possíveis erros pelo fator humano é reduzido drasticamente. Outra vantagem importante da automação é o aumento dos níveis de segurança, o que é crucial, por exemplo, para os operadores que estejam em áreas de armazenamento altas. O conceito produto ao homem permite minimizar quaisquer riscos ao entregar bens diretamente a estação de trabalho dos operadores.

MITO 5: A INTEGRAÇÃO DE TODOS OS PROCESSOS PARA UM SISTEMA ÚNICO É MUITO DIFÍCIL

Migrar para um sistema de armazém altamente automatizado pode precisar também da migração de dados. Se uma empresa tem usado sistemas manuais e semiautomáticos para gerir as atividades do armazém durante vários anos, é provável que muita informação se acumule durante esse tempo. Na maioria das vezes, essa área de implementação é subestimada, então você precisa pensar nisso e estar preparado. Se a empresa já usa algum WMS, essa integração é normalmente muito mais tranquila e rápida.

MITO 6: A AUTOMAÇÃO É SEMPRE MUITO CARA

O custo inicial de automação pode, de fato, parecer elevado, mas ao mesmo tempo você espera retornos de investimento rápidos. Em muitos casos, os custos são totalmente pagos de 3 a 5 anos, enquanto o equipamento automatizado de armazém funcionará por muito mais tempo. Um aspecto importante a ser considerado é a qualidade do equipamento. Qualidade baixa pode levar a paralisação, então certifique-se de que o seu picking, manuseio e outros sistemas sejam da melhor qualidade. Uma integração gradual de sistemas automatizados também permitirá a distribuição de investimentos com o tempo; por meio da automatização dos processos de armazenagem passo a passo, e lentamente aumentando a performance de processamento.

SSI SCHÄFER

Por SSI SCHÄFER

Criamos soluções intralogísticas de alta performance, desenvolvemos estratégias de longo prazo e possuímos o mais elevado nível de expertise em tecnologia. Mas, as histórias de sucesso que contamos são, acima de tudo, baseadas no compromisso que temos com o presente e futuro de nossos clientes. #ThinkTomorrow
https://www.ssi-schaefer.com/pt-br

Faça como milhares de profissionais! Acesse a plataforma para
profissionais de logística e supply chain. Clique aqui e saiba mais!

 

Veja também: