ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Transfolha - Dia das Crianças

Intelbras
 

 

Categorias

 

Logist

 

MLOG - Manter atualizado

 




Armazém Digital (Parte 1/4): Os desafios

Publicado em 05/07/2019

Inês e Max

Inês e Max estão sentados no centro de controle do armazém, monitorando nas telas que os cercam, como está a operação do sistema de fluxo dos materiais. Não há nenhum sinal de incidentes, tudo parece estar correndo normalmente. Parece até que hoje vai ser um dia bem maçante para os dois. Tirando os percursos para coletar informações e monitorar os horários de saída, não há nada de importante ou urgente. Como é de costume, os roteiros estão sendo feitos de acordo com as áreas que precisam ser abastecidas, e entregas do e-commerce estão sendo colocadas pelos prestadores contratados para realizar o serviço nas docas alocadas.

De repente o sistema reporta uma falha na linha principal do sistema de esteiras transportadoras para paletes que começava entre o armazém automatizado até a reembalagem e desde a área dos containers até a área de coleta. Max envia Kurt, o técnico de plantão para dar uma olhada no incidente e fica esperando uma resposta dele. Ao bater os olhos nas telas, eles notam que o tempo de conclusão das ordens diárias foi alterada para a zona vermelha. O sistema desliga o alarme porque o horário de conclusão das ordens diárias que estava programado para as 21:30 de hoje, foi adiado para a 1 da manhã seguinte. Inês tenta descobrir o que causou esse adiamento e nota que o acúmulo de pedidos aumentou consideravelmente. Uma campanha publicitária que ocorreu e não foi informada ao armazém, fez que um grande número de clientes fizesse pedidos para serem entregues no dia seguinte.

Pouco tempo depois, Kurt entra em contato e pede ajuda. Um dos paletes estava com uma tábua solta que se prendeu no sistema. Lamentavelmente os produtos que não foram colocados corretamente nos paletes, caíram e agora estão bloqueando a esteira. Kurt quer mudar os produtos para outro palete já que a esteira da sessão ficará travada até que o problema seja solucionado. Kurt sabe por experiência que se não houver reposição, demorará por volta de 45 minutos para resolver esse tipo de incidente. Por conta disso o processo dos pedidos dos clientes ficará cada vez mais atrasados.

 

Impactos e Desafios

Inês e Max estão frente a frente a um desafio de reajustar rapidamente e completamente um sistema com complexas interdependências, para que o impacto seja minimizado.

Alguns armazéns são extremamente grandes e complexos. Por exemplo, um de nossos clientes opera um armazém que alcança 350.000m² cruzando 5 corredores conectados em um local, com diferentes áreas automatizadas e um total de 28km de sistemas de esteiras interconectadas. Em um armazém como esse está cada vez mais difícil conseguir uma análise geral do sistema e coordenar todas as sessões do sistema em linha com as mudanças necessárias.

Sem um assistente digital que alerta o usuário possíveis complicações e o ajuda a resolvê-las, operar um sistema intralogístico dessa escala é extremamente difícil. Em alguns casos, pequenos detalhes podem ter um grande impacto ao ponto que pequenos problemas são difíceis de serem previstos. Há até uma base cientifica nisso, na forma da dinâmica não-linear e a teoria do caos, que compara esse fenômeno com o efeito borboleta, a teoria que o bater de assas de uma borboleta pode causar um furacão do outro lado do mundo.

Leia como a história continua e como Inês e Max enfrentarão essa situação em nosso próximo post!

 

Sobre o autor: 

Peter Totz é Diretor de Consultoria de Negócios na SSI SCHAEFER.

Sua carreira começou como engenheiro de projetos, analista de dados e especialista de simulações em Graz-Áustria. Atuando entre as funções de planejador de produção e consultor logístico, ele trabalhou como consultor sênior e gerente de projetos por muitos anos. Tempos depois, era responsável pelo desenvolvimento de negócios na América Latina antes de se tornar o líder das atividades globais do Grupo de Consultoria de Negócios.

 

 

SSI SCHÄFER

Por SSI SCHÄFER

Criamos soluções intralogísticas de alta performance, desenvolvemos estratégias de longo prazo e possuímos o mais elevado nível de expertise em tecnologia. Mas, as histórias de sucesso que contamos são, acima de tudo, baseadas no compromisso que temos com o presente e futuro de nossos clientes. #ThinkTomorrow
https://www.ssi-schaefer.com/pt-br

Faça como milhares de profissionais! Acesse a plataforma para
profissionais de logística e supply chain. Clique aqui e saiba mais!

 

Veja também: