Multilog Multilog

Alex Jiang, da Damon Group, destaca Brasil como ponto central para fortalecimento na América Latina

 

Publicado em 15/06/2023

Em entrevista exclusiva para a MundoLogística, o Director of International Business Department da companhia deu detalhes dos planos da companhia no país, comentou a relação virtuosa entre tecnologia e logística e muito mais

Por Christian Presa


"O Brasil é um dos mercados com maior potencial em logística no mundo" (Foto: Divulgação)

Apesar de fundada em 1997, foi somente em 2010 que a Damon Group mirou o mercado internacional. De origem chinesa, a companhia especializada em tecnologias de longo prazo para o setor de logística abriu escritório na Austrália e, nos anos seguintes, expandiu operações para outros continentes.

O primeiro contato da Damon Group com o Brasil foi em 2015 e, em 2021, o grupo iniciou operações no país. De acordo com o Director of International Business Department da companhia, Alex Jiang, o mercado brasileiro é um ponto central do fortalecimento da Damon na América Latina. “O Brasil é um dos mercados com maior potencial em logística no mundo. A perspectiva é muito promissora”, salientou.

Em entrevista exclusiva para a MundoLogística, o executivo deu detalhes dos planos da companhia no país, comentou a relação virtuosa entre tecnologia e logística e muito mais.

Leia na íntegra!


Em abril, a Damon realizou o “Damon Inspiration Day” no Brasil. Na sua visão como executivo, qual é a importância de realizar um evento como esse?

O Damon Inspiration Day é um evento para criar valor para nossos clientes, parceiros e amigos. Antes do período da Covid-19, a Damon já estava envolvida nos negócios do Brasil, mas agora, após a liberalização das políticas de pandemia do mundo, finalmente tivemos a chance de fazer este evento acontecer para nos aproximarmos de nossos clientes no Brasil e ajudar mais clientes locais a otimizar sua logística com a nossa experiência. Esperamos que esse tipo de evento possa trazer ao mercado local soluções e tecnologias utilizadas mundialmente como referência, mostrando boas ideias e melhores práticas para que as empresas brasileiras possam ter mais informações e experiência para implementar novos projetos de automação no futuro. Por outro lado, os participantes tiveram a chance de conhecer a equipe da Damon China e ter uma boa impressão da companhia e da tecnologia chinesa de última geração.


Registro do "Damon Inspiration Day" no Brasil, realizado em abril (Foto: Divulgação)

A tecnologia deixou de ser uma finalidade para se tornar um meio pelo qual os processos são desenvolvidos e otimizados. Como a Damon se relaciona com a tecnologia para o setor de logística?

A Damon atribui grande importância ao desenvolvimento de tecnologia de equipamentos inteligentes de ponta e há muito se compromete com a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em logística inteligente e equipamentos de fabricação inteligentes. Ele apresenta de forma abrangente a cadeia da indústria de equipamentos logísticos inteligentes, transforma ativamente as conquistas de pesquisa e desenvolvimento em industrialização e auxilia na transformação e atualização da economia nacional. Assumimos a liderança no estabelecimento de um instituto de pesquisa profissional para equipamentos de logística avançada e tecnologia na indústria, e nosso centro de tecnologia foi reconhecido como o “Centro Nacional de Tecnologia”. A Damon tem uma equipe de inovação líder na província de Zhejiang, China, que abrange vários campos profissionais, como IA, IoT, visão de máquina, navegação, algoritmos de big data, software, ótica, maquinário, eletrônica, controle e automação. Formamos uma excelente equipe de P&D e engenharia composta por engenheiros em planejamento e design de sistemas, integração de sistemas, design mecânico, fabricação mecânica, desenvolvimento de software e desenvolvimento de controle eletrônico, com forte capacidade de inovação. A Damon possui forte capacidade de pesquisa e desenvolvimento e alcançou uma série de tecnologias essenciais por meio de trabalho árduo de longo prazo, entre as quais a tecnologia de transporte (conveyors) e classificação (sorters) estão no nível avançado internacional. A Damon possui um portfólio de mais de 30 tecnologias principais, incluindo tecnologia de transporte e classificação, acionamento, robótica e software, e obteve patentes relevantes e certificações de tecnologias de software. Nos últimos anos, a Damon desenvolveu a plataforma de transporte modular i-G5, CrossBelt Sorter, transportador de paletes, classificador Sliding Shoe Sorter, Desviadores Diverter e outros equipamentos e sistemas logísticos importantes, onde pudemos implementar estas tecnologias em projetos reais e atender às necessidades dos clientes.

De que maneira as soluções oferecidas pela Damon, uma empresa estrangeira, podem contribuir para as companhias brasileiras do setor logística?

A Damon é a primeira empresa chinesa deste segmento a entrar no mercado global, em 2010. Nossos negócios estão em mais de 30 países em todo o mundo. Nos últimos quase 15 anos, acumulamos muita experiência em projetos. A Damon também é a primeira empresa chinesa a entrar no mercado brasileiro e entregou vários grandes projetos com sucesso a clientes locais. Portanto, agora temos tecnologias de ponta e grande experiência mundial para fornecer às empresas brasileiras soluções de automação de qualidade para aumentar a capacidade e reduzir os custos operacionais.

Como você avalia a tecnologia para logística no Brasil atualmente? As perspectivas são promissoras?

O Brasil é o maior país do mercado latino-americano em termos de área territorial nacional e população. A economia tem liderado toda a América do Sul. O mercado de logística brasileiro está maduro e a popularidade da automação logística é cada vez mais alta. As sólidas relações de estado entre a China e o Brasil, ambos países do BRICS, exigem apoio e assistência mútuos. Assim, o Brasil é um dos mercados com maior potencial em logística no mundo. A perspectiva é muito promissora. Os setores locais de comércio eletrônico e entrega expressa estão se desenvolvendo rapidamente e a demanda social está melhorando constantemente. Está seguindo a velha estrada da China. Após 10 a 20 anos de desenvolvimento explosivo de e-commerce e entrega expressa na China, muita pesquisa, inovação e tentativas foram feitas nas tecnologias mais adequadas para esta indústria, e encontramos o caminho ideal, o que pode ajudar empresas locais a tirar proveito de excelentes tecnologias para elevar a um novo patamar, ganhar uma maior fatia de mercado e buscar maior desenvolvimento. A linha completa de produtos da Damon possui excelente tecnologia e grandes economias de escala, resultando em excelentes custos para atender as necessidades dos clientes. A experiência da Damon pode ajudá-los a fazer menos desvios. A Damon tem se desenvolvido no Brasil por muitos anos, entendendo completamente as necessidades e normas locais, e pode atingir um alto grau de localização para atender às necessidades dos clientes locais.

Pensando em futuro, quais são os planos que a companhia tem para o Brasil para os próximos anos?

O mercado brasileiro é um mercado estratégico para o desenvolvimento dos negócios da Damon no exterior e tem sido o foco das empresas e da equipe de gestão do Grupo. Entramos no mercado brasileiro desde 2015. Por meio de esforços e desenvolvimento contínuos, alcançamos bons resultados até agora. A Damon sempre acreditou que globalização é localização. Até o final de 2023, concluiremos o registro da Damon Brasil e aprimoraremos a construção da equipe local, incluindo vendas, serviços, suporte, gerenciamento de projetos e assim por diante. Podemos oferecer um melhor serviço aos clientes, acompanhar o desenvolvimento dos negócios e ajudá-los a melhorar sua competitividade por meio da equipe local. Com investimentos contínuos no mercado brasileiro, a Damon espera se tornar um fornecedor socialmente responsável e competitivo de equipamentos e sistemas no futuro, cobrindo todo o mercado sul-americano, tendo o Brasil como ponto central.

Exclusivo e Inteligente

Mantenha-se atualizado em Logística e Supply Chain

Saiba mais