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Entrevista com o diretor de Negócios & Controladoria da Melhor Logística, Fábio Hernandes, sobre a nova estratégia de transporte

Publicado em 26/01/2016

Gestão de Carga Fracionada e Frete Colaborativo: inovando no setor de logística e transportes
Com atendimento exclusivo e especializado, a Melhor Logística gerencia centenas de transportadoras e oferece um serviço com o menor preço, prazo e melhor performance

Por Viviane Farias | Redação MundoLogística

Analisando o futuro do mercado de logística e transporte, e o que podia ser feito de diferente para se destacar, a Melhor Logística foi criada em meados de 2012, visando apresentar algo diferenciado do que já existia no setor, com serviços de transporte fracionado exclusivo, armazenagem e distribuição.

Fábio Hernandes, diretor de Negócios & Controladoria da Melhor Logística, e seu sócio Fernando Silva uniram a visão criativa e empreendedora para desenvolver, então, um novo conceito de prestação de serviços em logística e transportes, consolidando as suas experiências e pesquisas.

Frutos dessas análises de mercado, a Gestão de Carga Fracionada e o Frete Colaborativo são alguns dos serviços que a empresa oferece, que, em entrevista exclusiva à MundoLogística, Hernandes destaca as vantagens que proporcionam, a estratégia de pulverização da contratação de transportadoras, entre outros assuntos.

MUNDOLOGÍSTICA: Quais as funcionalidades da Gestão de Carga Fracionada e do Frete Colaborativo?
FÁBIO HERNANDES: O Frete Colaborativo é uma modalidade voltada às empresas que precisam fazer o transporte dentro de um prazo determinado, pagando menos. Juntamos, dentro de um mesmo portfólio, dezenas de clientes que precisavam de entregas rápidas, mas que não estavam podendo pagar o transporte aéreo ou exclusivo, que é fretar o veículo para fazer uma entrega. Então, unindo essas empresas, que têm as mesmas necessidades, uma vez que vendem os seus produtos para os mesmos destinos, que são as principais regiões que geram riqueza no País, praticamente todas as capitais e outras cidades satélites, conseguimos dividir o frete para essas empresas. Então, elas não precisam pagar o caminhão todo para levar a carga, porque sempre há outras precisando da mesma solução, dividindo os custos entre elas. Não existe esse serviço em nenhum outro lugar, o que é um benefício grande para esse tipo de empresa. Já a Gestão de Carga Fracionada é voltada às empresas que têm um volume considerável de expedição diária de 10 a 15 toneladas por semana, no mínimo, e atendem o Brasil todo. Devido a ter pouquíssimas opções de uma única transportadora que atenda todo o País, essas empresas acabam tendo de contratar muitas delas para transportar seus produtos pelo Brasil, convencionando-se contratar uma empresa para cada região do Brasil. Porém, mesmo dentro das regiões, as transportadoras não conseguem atender todos os Estados e cidades com a mesma qualidade, preço e prazo. Portanto, temos em nosso portfólio, visto que somos mais do que uma transportadora, mas sim um operador logístico, quase uma centena de fornecedores regionais, que atendem apenas uma cidade ou uma pequena parte de um Estado, ou microrregião. Pelo fato de só fazermos isso, temos preços e prazos melhores. Então, a Melhor Logística é o ponto focal de contato, ou seja, esse embarcador só precisará entrar em contato com a nossa empresa. Comprando o nosso serviço, ofereceremos a ele o sistema de gestão, o atendimento e cerca de 40 transportadores regionais. Facilitamos muito a vida do cliente, porque ele não precisa mais ficar ligando para várias transportadoras. Cada cliente que participa desse projeto tem um único ponto de contato, que é o agente de atendimento exclusivo, que coordena um Departamento de Gestão de Transportes, no qual todos esses fornecedores são geridos. Além disso, apenas a nossa empresa vai até o embarcador coletar a mercadoria. Por meio do nosso armazém e estrutura, gerenciamos toda a malha de transporte.

A Melhor Logística contrata as transportadoras especializadas em cada região do País e gerencia todo o pessoal. Como isso acontece?
O cliente vê todo esse processo no nosso sistema de tracking, incluindo o trabalho de rastreamento de onde estão as cargas, independentemente de em qual transportadora elas estão. É basicamente como se fosse uma terceirização do Departamento de Logística da empresa, mas envolve, também, a questão do faturamento. Por exemplo, o cliente não pagará todas essas empresas uma por uma, ele até pode pagar em um segundo momento, mas geralmente faz o pagamento para a Melhor Logística. Quando estamos muito enraizados dentro de um cliente e ele quer reduzir ainda mais o custo, fazemos, inclusive, a gestão do pagamento. Assim, o embarcador é capaz de pagar direto a essas empresas, cortando impostos no meio do caminho. Porém, isso já é um serviço bastante avançado e complexo.

Quais as vantagens que isso proporciona?
Geralmente, conseguimos manter de 96% a 98% de performance de entrega, que é um problema que as empresas não conseguem resolver, devido ao tamanho do País, e por precisar fazer um trâmite muito mais complexo. Com relação ao prazo de entrega, conseguimos reduzir ou atender, porque o que acontece muito, hoje, no mercado, é que as empresas oferecem o prazo, mas não o cumprem. O primeiro ponto é atender ao prazo e o segundo é tentar reduzir, dependendo do projeto e necessidade do cliente. Outra vantagem é o preço, porque como somos uma empresa especialista, conseguimos atuar melhor do que as outras, por uma questão de aprender a fazer todos os dias, sendo possível transferir esse preço menor para o cliente. O ponto de contato é outro aspecto importante. O cliente pode reduzir os seus custos dentro do Departamento de Logística, não sendo mais necessário ficar ensinando dezenas de empresas a como faturar e apresentar as ocorrências. Enquadramo-nos na forma de atuação do cliente e levamos todas as informações financeiras da maneira que ele solicita. Se ele tinha, por exemplo, 10 pessoas para fazer isso, no departamento, passa a precisar de uma só. O cliente passa a ter uma facilidade de informação muito rápida, uma vez que, em uma única ligação, descobre tudo o que precisa sobre todas as mercadorias em trânsito ou sobre qualquer outro assunto, porque o agente de atendimento está sempre pronto a atendê-lo de forma rápida.

Como a estratégia de pulverização da contratação de transportadoras tem beneficiado as contratantes?
Principalmente, com o atendimento do prazo de entrega e a redução do preço. Antigamente, no mercado de logística e transportes, para o cliente que queria obter um determinado transporte, era feita a conta de quanto seria gasto e apresentado o preço. Atualmente, o mercado não é mais assim e lhe diz: ‘eu preciso disso e pago tanto, quer?’ O transportador, então, tem de decidir se quer ou não fazer. Algumas transportadoras aceitam sem fazer a conta, devido a uma necessidade, e acabam tendo prejuízo. Descobrimos, então, a estratégia de pulverização, devido à necessidade de redução de custos. Na esteira dessa pesquisa, descobrimos, também, que além de reduzir o custo, melhoramos o atendimento, porque contratamos especialistas na cidade e microrregião.

Qual o diferencial da Melhor Logística?
Os principais diferenciais são o atendimento totalmente personalizado ao cliente, sob o mesmo conceito do marketing, no qual há um departamento que atende ao cliente em todas as necessidades, exclusivamente, e a redução de custos. Nós não somos uma empresa que vende transporte, logística ou frete, mas sim vendemos a solução de redução de custos. Então, o nosso foco é buscar sempre isso em todo e qualquer projeto. Nós verificamos o que o cliente precisa e corremos para corrigir, implementar ou implantar.

 

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