ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Transfolha - Natal

 


 Point Sistemas

 

Tegma

 

Evento Operações Logísticas Inovadoras

 

Intermodal

 

Logística integrada

Imagem de Logística integrada

O conceito da logística integrada, por muito tempo, agregava somente atividades relacionadas ao armazenamento e transporte de mercadorias. Mas, com a evolução das necessidades do mercado, esse conceito foi ampliado e passou a abarcar outras variáveis dentro de um negócio.

Essa evolução também trouxe mudanças na gestão, que passou a perceber a real necessidade de empregar uma maior interação entre fornecedores, produtos, suprimentos e clientes. E, com o auxílio da tecnologia, a integração se tornou uma realidade.

A logística integrada trabalha em conjunto com as outras áreas, utilizando mais recursos para definir e desempenhar as suas atividades de uma forma mais ágil e eficiente. É a interação de todos os processos que a envolvem, desde a sua origem até a efetiva entrega do produto ao consumidor final. O resultado disso é uma gestão mais ampliada, na qual se permite um controle maior de todos os processos que se relacionam com a logística.

O compartilhamento de informações em tempo real é fundamental para que decisões sejam tomadas em menor tempo e de forma muito mais assertiva. Por exemplo: o setor de estoques precisa repassar informações a respeito dos níveis de estoque dos itens para que o setor de compras possa saber exatamente o que e em quais quantidades precisa ser comprado e, a partir disso, acione o fornecedor. O setor de vendas também deve ter acesso a essas informações, para que possa identificar a disponibilidade dos produtos oferecidos aos clientes.

O que vale destacar é que a logística não é mais apenas um setor responsável só pelo transporte e estoque de uma empresa. Isso porque com a evolução de mercados, processos e técnicas, surgiu a necessidade de interligar todas operações logísticas que envolvem uma organização em uma única estratégia.

BENEFÍCIOS DA LOGÍSTICA INTEGRADA

            A logística integrada é uma forma holística de encarar o processo, onde, ao invés de isolar transporte e estoque, considera toda a cadeia produtiva, da origem dos produtos com seus fornecedores até a distribuição e entrega para o cliente final.

O conceito da logística integrada na prática, se dá em três principais áreas. Na Logística Inbound é priorizada a relação com fornecedores e o transporte, armazenamento, aquisição e controle de qualidade de matérias-primas para o produto final; na Logística Industrial é avaliado o envolvimento do abastecimento da linha de produção e o controle e transporte de materiais em processamento; e, na Logística Outbound, que é responsável em levar produtos para o consumidor final e fortalecer a relação da empresa com seus clientes. A adoção desse tipo de estratégia pode trazer uma série de benefícios para a empresa.

Dentre esses benefícios está a significativa redução de custos operacionais com logística. Como qualquer integração eficiente, a logística integrada faz com que a empresa tenha menos retrabalho e confusão de informações. Estruturas e profissionais de áreas diferentes podem ser otimizados de uma forma que não existam dois setores na mesma companhia fazendo um trabalho igual, ou pior: um mesmo setor fazendo o trabalho duas vezes.

A integração também permite maior controle sobre fluxos e processos, pois a centralização de toda a logística da empresa em uma única estratégia favorece a visão de gestores sobre seus produtos e processos. Assim é possível acompanhar e entender a logística desde os fornecedores até a entrega para o cliente final.

A melhoria nos índices de produtividade também é um benefício da logística integrada, já que uma cadeia logística totalmente integrada faz com que cada área entenda melhor o seu papel dentro de todo o processo. Com isso, a produção fica mais enxuta, sem aqueles desperdícios que acontecem por falta da compreensão de alguns colaboradores do que vem antes e depois do seu trabalho.

Com a integração, os processos se tornam mais ágeis e organizados, unificando a comunicação de diferentes áreas de forma estratégica. Isso também deixa a produção e entrega mais ágil, pois toda a cadeia passa a funcionar sem intervalos, e é fato que acelerar processos beneficia toda a cadeia.

Além do mais, a logística integrada impacta todos os processos de produção, desde a coleta da matéria-prima até a chegada do produto nas mãos do cliente final. E esse público perceberá a vantagem competitiva de uma empresa que entrega mais rápido e com mais qualidade. Sem contar que o tempo de resposta a problemas e reposição de produtos defeituosos será mais rápida, aprimorando ainda mais o relacionamento com o público.

 

 

Veja também: