ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Airport town

Intelbras
 

 

Logist

 

MLOG - Manter atualizado

 

O que é logística?

Imagem de O que é logística?

A Logística é o processo de planejar, executar e controlar, com eficiência, o transporte, a movimentação e o armazenamento de mercadorias, dentro e fora das empresas. O objetivo é fazer com que esse processo ocorra de forma precisa e que os prazos de entrega sejam cumpridos.

HISTÓRIA DA LOGÍSTICA

A palavra Logística significa habilidades de raciocínio lógico e cálculo, no idioma grego. Era ligada à aritmética e álgebra (que contempla as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão). No francês Logistique, significa a arte que trata do planejamento e realização de vários projetos.

Não à toa a Logística foi empregada e disseminada a partir de táticas usadas nos campos de batalha durante a Segunda Guerra Mundial, quando os generais, para vencer as batalhas, planejavam estratégias complexas para transportar e armazenar armas e suprimentos, como roupas, alimentos, medicamentos, transportes e etc.

Nasceu da impossibilidade de fabricar um produto na hora e local onde será consumido. Dessa forma, a produção precisava ser armazenada e transportada para as praças de consumo. Portanto, a Logística é a atividade responsável por fazer com que essas mercadorias estejam disponíveis para o maior número de consumidores, ao menor custo possível.

Como aconteceu com vários setores da atividade econômica, a Logística empregou inovações importantes, com implemento de tecnologias de ponta para a otimização dos processos, e passou a ser protagonista dentro das organizações.

LOGÍSTICA MODERNA

A Logística moderna compreende toda a movimentação de materiais, dentro e fora da empresa, incluindo chegada de matéria-prima, estoques, produção e distribuição até o momento em que o produto é colocado nas prateleiras à disposição do consumidor final. 

É uma área da Administração e se dedica a organizar os processos de produção da organização e busca, constantemente, mecanismos para otimizar a operação de produção, aumentando a eficiência do trabalho realizado e consequentemente a demanda e a oferta do produto.

A Logística eficiente faz com que os empresários tenham um controle qualitativo de sua produção, além de ser um mecanismo para destacar a atividade dessas empresas no mercado competitivo.

Também influencia diretamente em fatores importantes no processo chamado de cadeia de suprimentos de um produto (supply chain).

Termo recorrente nos negócios, a Logística é empregada também para gerar a redução de custos nas empresas e melhores serviços aos clientes. As organizações perceberam que os ganhos podem ser aumentados com o planejamento e o gerenciamento eficaz de suas atividades e que o investimento em pessoas, processos e tecnologia tem rápido retorno.

 

Veja também: