ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Airport town

 

Fretebras

 

BYD

 

e-Galpão

 

Qual a importância da Logística?

Imagem de Qual a importância da Logística?

A Logística vem ganhando mais importância a cada dia nas relações comerciais e é imprescindível na estruturação das bases para o planejamento estratégico de uma empresa. Especialistas são unânimes em afirmar que um planejamento logístico eficiente é crucial para que um negócio se destaque diante da concorrência, ainda mais em um cenário globalizado, e principalmente com as empresas buscando mais agilidade em seus processos. 

Para contextualizar de forma simples, a Logística é um conjunto de técnicas, métodos e conhecimentos destinados a substanciar o fluxo de abastecimento de insumos, movimentação de mercadorias e estocagem. As suas atividades envolvem diversos departamentos, como suprimentos, comercial e finanças.

Essa descrição, por si só já indica a relevância da área e incentiva a integração entre os demais setores para o aprimoramento de seus processos. Como resultado, é possível atingir as metas institucionais estimuladas e melhorar os resultados financeiros.

Como uma atividade complexa e ampla, a Logística é de grande influência na economia. De forma macro, viabiliza que os produtos adquiridos sejam entregues aos clientes, proporcionando assim o fluxo de informações e pedidos.

Por isso é extremamente importante que as empresas estejam antenadas para atender às expectativas dos seus clientes, conquistando mais espaço no mercado por meio de produtos e serviços de qualidade, cumprindo seus prazos e aumentando suas margens de lucro.

Muitos fatores são importantes para essas conquistas no mercado, e a Logística é uma delas. A atividade, quando exercida de forma eficaz só traz resultados positivos à organização. Quando bem planejada envolve quase todos os departamentos de uma empresa, desde a aquisição da matéria-prima, até o produto acabado.

Não importa se a empresa é de pequeno, médio ou grande porte: todas, absolutamente todas, para sobreviverem, precisam ter um ótimo planejamento logístico para evitar o fracasso em tempos onde a concorrência é feroz. E por isso a Logística é uma ferramenta tão importante para as organizações. E como tal, precisa ser levada a sério, já que se mal planejada, pode prejudicar todo o cronograma e impactar negativamente a prosperidade do negócio.

Não é mais possível alcançar crescimento e desenvolvimento econômicos sem que se alcance, ao mesmo tempo, o desenvolvimento da Logística. É ela que possibilita que um País, seja ele qual for, aumente sua capacidade de produção e sua produtividade; realize, de forma eficiente e eficaz, as atividades de comércio exterior; e contribua de forma efetiva, para a melhoria dos processos de distribuição de renda e de diminuição da desigualdade, posto que serviços e produtos precisam chegar às populações mais carentes e aos lugares mais distantes e difíceis. 

A Logística praticada de forma eficiente, e quando considerada como estratégica por governos e empresários, é um dos caminhos para se combater custos desnecessários e integrar todas as regiões e habitantes aos sistemas de produção e consumo estabelecidos. É essa atividade que aumenta e melhora a força do marketing (produto certo, no lugar certo, na quantidade, momento e preços certos), que viabiliza novos mercados, que diferencia produtos e empresas e integra as atividades de supply-chain.

 

Veja também: