Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

5 dicas para fortalecer o e-commerce na Black Friday

 

Publicado em 21/10/2020

Em picos de demanda, como acontece na Black Friday, os sistemas de gestão de armazéns, por exemplo, são grandes aliados


A Black Friday é uma data especial para o mercado de e-commerce. A cada ano, fica mais evidente a importância deste dia para o segmento. Por isso, a Descartes, empresa que oferece soluções de logística e supply chain, desenvolveu uma solução fundamental para esse mercado: Descartes Peoplevox.

A ferramenta foi desenhada para apoiar organizações de diferentes portes, inclusive em grandes eventos do comércio, como Black Friday. Segundo Helen Abdu, executiva de inteligência de mercado internacional da Descartes, a solução permite uma melhor formação do e-commerce, consequentemente, incrementando os processos e aumentando o faturamento da companhia.

 

"O modelo de fulfillment apresentado pela Descartes Peoplevox revela diversos serviços acoplados, dentre eles: leitura do código de barras, gestão do inventário, regras para impressão da ordem de serviço, sistema de gerenciamento de centro de distribuição, ordem de vendas, envio de documentos, dentre outros.”

 

Listadas, abaixo, cinco situações reais em que a ferramenta Descartes Peoplevox pode contribuir diretamente para o controle e gerenciamento de estoque, o que é fundamental em grandes eventos como a Black Friday


1 - Venda de produtos sem estoque

Por acaso o seu e-commerce já vendeu algum produto sem estoque? Esse problema pode ser mais frequente do que você imaginava. A frustração gerada para o consumidor pode afetar a imagem da marca e, além disso, ele pode adquirir o produto em seu concorrente. Com a ferramenta Descartes Peoplevox, o site terá um inventário interativo em real time, portanto o e-commerce não precisa se preocupar com esse problema, evitando a insatisfação dos consumidores.

 

2 - Erros nos processos de picking

Normalmente o processo é realizado de forma manual, sendo que isso pode gerar algumas falhas, como por exemplo, envio de produtos errados para endereços não correspondentes. Com a solução desenvolvida pela Descartes, os erros de picking podem ser reduzidos a menos de 1 em 40.000 pedidos. Vale ressaltar que isso é possível, pois todos os produtos possuem códigos e eles evitam que o conteúdo seja enviado de maneira errônea para a casa do cliente.

 

3- Atraso publicação de novos produtos

Segundo Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Black Friday já é a quinta data mais importante para o setor varejista, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais. Portanto, se você demora para publicar novos produtos em seu e-commerce, provavelmente está perdendo clientes. Exemplo: Um produto que chega no período da manhã em seu armazém e você demora o dia inteiro para subir em seu site, pode gerar um desconforto em vendas para o seu e-commerce. Na solução Descartes Peoplevox, os funcionários escaneiam os produtos logo na chegada do estabelecimento e, em tempo real, os mesmos entram direto no site, minimizando as oportunidades de vendas perdidas.

 

4 - Baixa produtividade dos pickers

Normalmente os funcionários acabam perdendo tempo para procurar os produtos dentro do armazém. O número de picking por pessoa por hora fica muito baixo, reduzindo o número de pedidos enviados. Através do software é possível acessar e visualizar qual a melhor rota para pegar os produtos, baseados no layout do armazém, possibilitando até 70 pedidos recolhidos por pessoa e por hora.

 

5 - Locais fixos no armazenamento

Em algumas datas importantes do varejo, como por exemplo, a Black friday, alguns produtos podem ser mais vendidos ou por conta de alguma promoção do site ou pela fama desenvolvida. Segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a projeção estimada na black friday de 2019 era de superar em 18% o ano anterior. Portanto, quando o produto requisitado possui um maior período de venda, ele deve ser alocado de maneira rápida e fácil para que o manuseio e entrega ao cliente seja feita de forma eficiente. Com a ferramenta Descartes Peoplevox, é possível alocar o produto de acordo com os padrões de venda, possibilitando minimizar o tempo de picking.

 

O início da pandemia exigiu do mercado de e-commerce uma profissionalização e preparo fundamental para a obtenção do crescimento exponencial da empresa.

 

"A ferramenta Descartes Peoplevox é uma excelente aliada para o gestor do e-commerce, tendo em vista que a sua utilização permite um controle em tempo real do seu estoque e um maior gerenciamento de processos."

 

 

Veja também: