LogTalk LogTalk

A logística fazendo a diferença nas operações de grandes empresas

Publicado em 09/09/2016

Há algum tempo, a logística deixou de ser custo para se tornar fator estratégico e até de sobrevivência das empresas. Atualmente, não é mais possível gerir a logística de forma amadora, como se fazia na maioria das empresas, há alguns anos. Hoje, é necessário ter bons profissionais, que consigam enxergar as novas oportunidades e as maneiras diferentes de se realizar toda a gestão logística, visando obter um melhor resultado final nas operações. Dessa forma, alguns casos de sucesso são emblemáticos e chamam a atenção, devido aos resultados alcançados.

Na Avon, um projeto de transporte colaborativo com outra grande empresa possibilitou a redução de 10% a 15% na tarifa de frete. O transporte colaborativo não é um conceito novo, mas ainda é muito pouco utilizado pelas empresas. Esse conceito tem obtido cada vez mais relevância para as empresas, principalmente, porque a troca de informações é muito facilitada pelas tecnologias existentes. Sem dúvida, é uma importante forma de redução de custos em transporte.

Já na Antilhas, uma empresa de grande tradição no ramo de embalagens, a aplicação de Lean em um centro de distribuição (CD) trouxe, entre muitos outros benefícios, o aumento de 140% de produtividade na separação e o ganho de 97,5% de área de separação. Resultados impressionantes obtidos apenas com uma forma nova de gestão do CD. O Lean já é um velho conhecido, aplicado em todas as áreas da indústria e, em logística, tem uma aderência muito grande, sendo já utilizado em todas as etapas com grande sucesso. Basta conhecer e saber como aplicar.

No dia 4 de outubro, a MundoLogística promoverá um evento a distância (em que os participantes assistem, por meio de um computador ou tablet conectado à internet), no qual esses dois casos comentados e mais outros dois importantes (Votorantim Cimentos e Diagma/Leroy Merlin) serão apresentados em detalhes. Ou seja, os participantes poderão entender o que e como foram executados e os resultados obtidos. Além disso, poderão esclarecer as dúvidas com os palestrantes.

Para saber mais detalhes do evento e fazer a inscrição, acesse http://www.revistamundologistica.com.br/portal/casosucesso.