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A revolução tecnológica que dita tendências e novas demandas logísticas

 

Publicado em 28/04/2021

Automatização e IA são tendências para solucionar os entraves e melhorar a relação das empresas do segmento com os clientes finais 

 

O isolamento social gerou vários desafios às empresas. Um dos mais urgentes foi referente à entrega de produtos e serviços com eficiência e rapidez, sem colocar em risco a segurança de suas operações, e claro, a força de trabalho. 
De acordo com levantamento do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), tanto para entregas originárias de vendas no e-commerce, quanto para entregas tradicionais destinadas a lojas físicas localizadas em ambientes urbanos, houve impacto significativo. Entre as principais dificuldades na distribuição urbana está a dificuldade de estacionar, tempo de descarga dos produtos e logística reversa. 
Para resolver algumas dessas questões, empresas estão passando por processos de inovação e desenvolvendo projetos tecnológicos. 

 

Segundo a pesquisa “Desafios e Soluções Last Mile” da Ilos, a tendência é que 56% das empresas invistam em aplicativos de contratação de frete. 

A Kangu, empresa de logística, que está revolucionando o segmento, desde o começo de sua operação foca em garantir que tanto as empresas quanto os clientes saiam satisfeitos. O CEO e fundador, Marcelo Guarnieri, explica que os novos processos vieram para ficar e a experiência do consumidor é o que será mandatório nos próximos anos. 

 

“As aplicações mais comuns de Inteligência Artificial (IA) na logística estão relacionadas a iniciativas de redução de custos de frete e, em como acelerar o processo de entrega. Neste cenário está incluso a otimização das rotas, com base em dados de trânsito, horários de pico, planejamento de demanda e etc. Com o objetivo de fazer entregas mais rápidas e com menor custo, as empresas estão automatizando. Porém, não adianta todo o investimento se o cliente não tem a flexibilidade de entrega ou estorno da melhor maneira possível. Outra tendência são as perspectivas também no que diz respeito ao atendimento ao cliente, através da combinação de chatbots, com IA, para prover respostas rápidas e atendimento de qualidade”. 
 

 

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