LogTalk LogTalk

ABB transporta gerador de 61 toneladas da Finlândia até Manaus

Publicado em 06/03/2012

Equipamento levou 219 dias para ser fabricado e mais 83 para ser transportado, em operação de alta complexidade logística

 

A ABB, empresa líder mundial em tecnologias de energia e automação, concluiu a entrega em Manaus (AM) de um gerador de 61 toneladas produzido em sua unidade na Finlândia. O transporte do equipamento, com potência de 20.795 KVA e tensão de 13.800 Volts, modelo AMG1600SS14DSE, até a Usina Termelétrica de Mauá, da Amazonas Distribuidora de Energia S/A (grupo Eletrobrás), exigiu complexa operação logística.

O gerador levou 219 dias para ser fabricado e mais 83 para ser transportado. A ABB no Brasil realizou a entrega do equipamento dentro da sala de máquinas da usina, com a mobilização de 20 profissionais. “O maior desafio dessa empreitada, além da conclusão do projeto dentro do prazo contratual de 10 meses, foi toda a complexa logística desde a Finlândia até o destino final, com 100% de segurança”, explica Sérgio Arosti, gerente da unidade de negócios de motores e geradores da ABB no Brasil.

Ao chegar a Manaus, o desafio foi a logística de entrega. Para desembarcá-lo do navio e transportá-lo até a sala de máquinas do cliente, foram utilizados guindastes, veículo de prancha baixa e outras ferramentas.

De acordo com Marcelo Borges, administrador de contratos, responsável pelo projeto, a palavra-chave para esta missão foi planejamento. “Tivemos o comprometimento e a sinergia de todas as áreas envolvidas”, reforça.