LogTalk LogTalk

ABB fecha contrato de US$ 18 milhões e fornecerá os equipamentos para navios do tipo PLSV

Publicado em 23/05/2012

Eficiência energética e confiabilidade para sistema de propulsão elétrico e de distribuição de energia para dois navios de lançamento de linhas , tipo PLSV (Pipe-Laying Support Vessel) que serão construídos pela Daewoo na Coreia do Sul

 A ABB, grupo líder em tecnologia de energia e automação, recebeu recentemente um pedido no valor de US $ 18 milhões da Daewoo (DSME) para o fornecimento dos sistemas de propulsão elétrica e de energia elétrica para dois novos navios de instalação de dutos em águas profundas que farão parte da infraestrutura de transporte do óleo desde fora da costa do Brasil. O contrato foi fechado no primeiro trimestre.

 O estaleiro sul-coreano DSME (Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering) construirá os navios. O cliente final, uma joint-venture entre a empresa Francesa Technip e a empresa Brasileira Odebrecht Oil & Gas, utilizará os navios para conectar os poços submarinos, com instalações flutuantes em profundidades de até 2500 metros, ao longo da costa brasileira, para a Petrobras – Petróleo Brasileiro S.A.

A Wartsila Ship Design desenvolveu o projeto do novo navio VS 4146 PLV, com capacidade de tensão de 550 tons para o lançamento das linhas flexíveis, com foco na otimização do consumo de combustível e na eficiência das operações. O fornecimento da ABB contribuirá para a redução do consumo de combustível dos navios, ainda que operando nos mais altos níveis de eficiência.

A ABB irá fornecer os Conversores de Frequência (Drives), Motores e Geradores, Painéis de Distribuição de Energia em Média Tensão, Transformadores e Softstarters, que proporcionarão eficiência energética e confiabilidade ao sistema elétrico dos navios. Além disso, a ABB executará a engenharia completa e assumirá a responsabilidade total do projeto referente aos equipamentos do seu escopo de fornecimento. O sistema de propulsão diesel elétrico reduzirá significativamente o consumo de combustível em comparação aos tradicionais sistemas diesel-mecânicos. O coração do sistema de propulsão são os conversores de frequência (drives) da ABB que são projetados para realizar o controle otimizado dos motores de propulsão, contribuindo para a redução do consumo de combustível e emissão de gases.

"O expertise da ABB no setor de Óleo & Gás, suas comprovadas soluções para a indústria naval e experiência em operações submarinas atendem as necessidades do crescente mercado de serviços de instalações nesse segmento”, disse Veli-Matti Reinikkala, diretor mundial da divisão de Automação de Processos da ABB. “ Nossas soluções ecologicamente corretas, com eficiência energética e sólida infraestrutura em sistemas de energia ajudam, tanto as companhias de petróleo como seus fornecedores, à assegurar uma operação confiável e eficiente dos seus navios desde o primeiro dia em serviço”. Os dois navios, idênticos, estão previstos para entrega em 2014.