LogTalk LogTalk

Abralog anuncia o Programa de Excelência em Logística e Transporte

Publicado em 26/06/2015

A Associação Brasileira de Logística (Abralog), em cooperação com a Sustain Now, lançará, no dia 7 de julho, o Programa de Excelência em Logística e Transporte (PELT), ferramenta de gestão que nasce como programa setorial de produtividade, qualidade e sustentabilidade, para aprimorar toda a cadeia de suprimentos das empresas que aderirem. Essas organizações-alvos são embarcadores de carga, operadores logísticos e transportadores. A Sustain Now, empresa dedicada a projetos logísticos e de sustentabilidade, criou o PELT e irá geri-lo.

Para o presidente da Abralog, Pedro Francisco Moreira, trata-se de um conjunto de ações concebido para identificar oportunidades de melhoria de resultados, em áreas consideradas prioritárias, de custos variáveis e de larga escala, como telemetria, roteirização, movimentação, armazenagem e gestão de risco, de frotas e de pneus. “Nessa primeira fase, o PELT lançará olhar sobre o transporte rodoviário. Outros modais serão contemplados nas fases seguintes, visto que o PELT manterá estreita sintonia com a Frente Nacional pela Multimodalidade, que a Abralog encabeça.”

O Programa também se preocupará com medir e aprimorar áreas sensíveis, como automação, sistemas, tecnologia, inovação, treinamento e, de forma intensa, a responsabilidade socioambiental, uma vez que o PELT tem forte viés de sustentabilidade. Na estrutura do plano, está incluída a participação de parceiros estratégicos, entidades setoriais e apoiadores institucionais, como forma de facilitar a requalificação, que quer promover na relação entre embarcadores, operadores logísticos e transportadoras.

Desafio: mensuração simultânea de ganhos
Como ferramenta de gestão e avaliação da qualidade, produtividade e sustentabilidade, o PELT contribui para o estabelecimento de um padrão setorial de excelência multimodal, com plataforma integrada de melhores práticas. O PELT é aderente às certificações em diferentes normas de qualidade, como séries ISO 9000, ISO 14000, ISO 28000, ISO 31000, OHSAS 18001 e SA 8000, aplicando a Metodologia de Excelência da Qualidade (MEG), por meio do desdobramento de suas diretrizes.

“O principal desafio do PELT, como programa de alto nível, foi integrar conceitos, técnicas e metodologias para a mensuração simultânea de ganhos potenciais, em diversas áreas de atuação, utilizando soluções tecnológicas para a otimização de custos, a padronização e o controle de processos, desdobrando diretrizes de eficiência energética e produtividade”, enfatiza o sócio-diretor da Sustain Now e gestor do PELT, Ricardo Vieira.

O PELT foi desenvolvido sob a ótica dos princípios da sustentabilidade e diretrizes da qualidade, garantindo a geração de ganhos econômicos (savings) em diferentes áreas, identificando lacunas de melhoria da gestão, avaliando gargalos e melhorando processos críticos da operação, incorporando padrões de excelência para a geração de valor.

“Apoiado por diversas entidades setoriais, que possuem objetivos e interesses em comum para a melhoria da eficiência nos processos, a promoção das melhores práticas é de fundamental importância para replicar metodologias de ganhos de produtividade, reconhecendo e valorizando as melhores práticas”, ratifica o idealizador do programa, Ricardo Vieira, profissional com ampla experiência em Supply Chain e sustentabilidade.

Além das avaliações de campo, o PELT está constituindo comitês técnicos para cada capítulo, além da formação do Conselho Consultivo, formado por entidades setoriais, estruturado por uma programação anual de atividades, realizando workshops e cursos técnicos para a requalificação dos gestores.

Programa terá estudos e projetos
Ricardo Vieira, da Sustain Now, destaca que o formato de gestão do programa favorece a participação ativa das entidades setoriais no Conselho Consultivo, “abrindo portas para a elaboração de estudos, análises e projetos, investimentos em pesquisas de novas soluções e tecnologias, que ampliem o leque de oportunidades de ganhos econômicos, ambientais e sociais, em parceria com universidades e fundações especialistas em logística e transportes.”

No lançamento do PELT, serão assinados os termos de cooperação com entidades setoriais e, também, apresentado o plano anual, incluindo a programação dos workshops técnicos, reuniões de comitês, avaliações de campo e realização dos cursos de requalificação, todas as ações que fortalecem o programa em seu ciclo de Plan - Do - Check - Act (PDCA), garantindo o acompanhamento à elaboração e execução dos planos de ação, avaliação dos indicadores, definição das prioridades e das metas por área.

“Teremos grande desafio pela frente, ao demonstrar aos players do mercado, os ganhos potenciais em aumento de produtividade e eficiência em gestão e manutenção de frota, movimentação e armazenagem, gestão de riscos etc, com a implementação de diferentes tecnologias em gestão de pneus, roteirização eficiente, telemetria integrada, automação de processos, gestão de emissões, gestão de combustível e outros, apresentando os resultados com a otimização dos custos variáveis e melhorando as margens de contribuição. O triple botton line da sustentabilidade só começa a girar nas empresas, quando os ganhos econômicos sustentam bem os ganhos ambientais e sociais”, ratifica o gestor do PELT, Ricardo Vieira.