Assinatura Premium Assinatura Premium

Abrange Logística reduz em 70% os acidentes com lesão, a meta é chegar a zero em 2011

Publicado em 08/02/2011

A segurança deve fazer parte intrínseca das grandes empresas. É ela que garante a qualidade dos serviços e a tranqüilidade dos profissionais enquanto realizam as funções que desempenham diariamente. Uma empresa exemplo neste quesito é a Abrange Logística, que hoje atua em 14 estados brasileiros. O diretor da empresa, Percival Margato Júnior afirma que são realizadas ações estratégicas e eficientes para garantir a segurança dos trabalhadores dentro da Abrange. "São ações que orientam, educam e sistematicamente buscam a proteção do trabalhador no local de trabalho, cujo objetivo básico envolve a prevenção de riscos e de acidentes nas atividades, visando a defesa da integridade do ser humano", explica. 

Paulo Albigesi, gestor da área de segurança do trabalho da Abrange, afirma que não há nada mais gratificante do que saber que toda a equipe da empresa pode contar com processos seguros durante a execução dos trabalhos. "No final do dia, ter a certeza de poder voltar seguro para a família é um dos melhores sentimentos", explica. 

O objetivo da empresa é atingir a meta "zero acidente". De acordo com Albigesi, muito tem sido feito para que este número seja alcançado. "A equipe de Segurança do Trabalho se esforça constantemente e com isso, já em 2010, atingimos resultados fantásticos", destaca. Ele conta que as estatísticas de acidente diminuíram consideravelmente: "conseguimos reduzir em 70% os acidentes com lesão e em 90% os dias perdidos referentes aos acidentes com afastamento". 

Percival Margato Júnior comemora esta vitória. "Nossa intenção é atingir a perfeição, por isso realizamos treinamentos de capacitação periódicos aos nossos profissionais, pois um profissional preparado aumenta as chances de executar as tarefas com mais cuidado e precisão, isso afasta os riscos de acidentes", esclarece. 

O gestor da área de segurança destaca a importância de diversas ações de prevenção dentro da Abrange, entre elas estão: os treinamentos de segurança, o Diálogo Diário de Segurança (DDS), que são vídeos preparados pelo porta voz da empresa para os profissionais e a SISPAT (Semana Interna de Saúde e Prevenção dos Acidentes de Trabalho). Para ele, o principal objetivo deste evento, que acontece com freqüência na empresa, é reforçar o compromisso com a melhoria e manutenção da qualidade de vida de todos. "Esta prevenção deve ter início em casa e posteriormente estendida ao ambiente de trabalho", explica.