LogTalk LogTalk

Agronegócio sai na frente em relação à maturidade tecnológica em logística

Publicado em 16/05/2022

Estudo da TOTVS, em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, traz entrevistas com empresas de agro, indústria, varejistas e distribuidores; executiva da TOTVS destacou o agronegócio como potência nacional

Por Christian Presa, com informações de Assessoria de Imprensa


Foto: Getty Images

Segundo o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Logística, realizado pela TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, o setor de agronegócio demonstrou nível mais alto de maturidade tecnológica em relação à logística. O estudo mostra que 54% dos embarcadores avaliados possui sistemas de gestão de armazenagem – contra média de 46% dos outros segmentos – e 32% dos participantes já incorporou sistemas de gestão de transporte nas operações – contra média de 26% dos outros segmentos.

As empresas de agro representam 4% dos embarcadores abordados pelo estudo, que entrevistou também representantes da indústria, varejistas e distribuidores. Comparado aos demais, o agro se destaca positivamente na adoção de soluções integradas a meios de pagamento (41%), enquanto a média dos embarcadores é de 30% a – e no gerenciamento de risco, 29% – enquanto os demais apontaram 25%.

Outro número de destaque é em relação ao investimento e uso de sistemas de otimização e roteirização logística, que já atinge 53% das empresas de agro entrevistadas.

Entre os sistemas de gestão de armazenagem, as empresas de agro demonstraram adoção de dispositivos móveis na operação (50%), integração com hardware (50%) e uso de código de barras / RFID / BEACON (40%). Quando analisada a aplicação de soluções complementares, 57% utilizam ferramentas de BI (Business Intelligence) e CRM (Customer Relationship Management), dando importância também para ferramentas de Gerenciamento eletrônico de documentos (GED).

Para os próximos dois anos, o agronegócio se voltará para gestão de custo logístico (47%), ferramentas de planejamento de carga (43%), monitoramento de frota (38%) e sistema de checklist (30%).

“O agronegócio é uma potência nacional e para tanta produção é necessário investir ainda mais em armazenamento e em transporte, uma vez que a produção precisa ser escoada”, afirma Angela Gheller, diretora de Produtos de Agroindústria e Logística da TOTVS. “Observar o quanto esse setor tem aplicado de tecnologias voltadas à logística revela um cenário promissor de crescimento.”

ÍNDICE DE PRODUTIVIDADE TECNOLÓGICA DE LOGÍSTICA

O Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Logística é um estudo encomendado pela TOTVS, maior empresa de tecnologia do país, e conduzido pela H2R Pesquisas Avançadas. A pesquisa avalia o grau de aplicação e aproveitamento tecnológico tanto de prestadores de serviços logísticos (16%) quanto de embarcadores (84%).

Para o estudo foram entrevistadas 740 empresas, entre nacionais e multinacionais, com faturamento igual ou acima de R?5 milhões.

Clique no botão abaixo para conferir o estudo na íntegra:

Acesse o IPT de Logística na íntegra!