Assinatura Premium Assinatura Premium

Águia Sistemas recebe certificação de aço verde

Publicado em 26/01/2024

Ao adquirir aço com certificado “XCarb©”, a companhia consegue reduzir, em média, 75% das emissões de carbono em toda a vida útil do produto; certificação foi criada pela ArcelorMittal, em 2021

Por Redação

Águia Sistemas recebe certificação de aço verde
De acordo com a companhia, a empresa é a primeira do setor a receber a certificação “XCarb©” (Foto: Divulgação)

A Águia Sistemas anunciou a utilização do aço com emissão reduzida de CO2 no Brasil na produção de estruturas de armazenagem. De acordo com a companhia, a empresa é a primeira do setor a receber a certificação “XCarb©” de aço verde, fornecida pela ArcelorMittal.

Ao adquirir aço com certificado “XCarb©”, a Águia Sistemas consegue reduzir, em média, 75% das emissões de carbono em toda a vida útil do produto. “Para nós, utilizar o aço verde é um grande passo no sentido das boas práticas de sustentabilidade, alinhado aos conceitos da economia circular, que vem somar às outras iniciativas já implementadas”, destacou Rogério Scheffer, diretor-presidente da Águia Sistemas.

A ArcelorMittal tem uma meta global de alcançar a neutralidade de carbono em seus processos até 2050. “Para chegar lá, já estamos adotando uma série de medidas, como o programa “XCarb©”. Quando uma empresa adquire um produto com essa certificação, ela também está se juntando a nós nesse compromisso de um futuro mais sustentável”, disse o vice-presidente Comercial da ArcelorMittal Aços Planos América Latina, Eduardo Zanotti.

Além da Águia Sistemas, a Espaço Smart também recebeu o certificado “XCarb©”, tornando-se pioneira no setor na utilização do aço verde.

CERTIFICADO “XCARB©”

O “XCarb©” é um programa global da ArcelorMittal, lançado em 2021, que visa reunir todos os esforços e investimentos do Grupo com a missão de reduzir e neutralizar as emissões de gases de efeito estufa na cadeia do aço. Uma das inciativas do programa é o certificado de aço verde.

Esses certificados são emitidos pela ArcelorMittal com base na economia de CO2, garantida pela DNV, um órgão independente que atesta a confiabilidade do processo. Ao comprar um produto com este certificado, a economia de carbono alcançada pela ArcelorMittal no processo também é transferida à empresa compradora.