LogTalk LogTalk

Águia Sistemas reinaugura planta fabril, com investimentos de R$ 25 milhões

Publicado em 22/06/2016

Com localização estratégica, elevada automatização das linhas produtivas e verticalização da produção, a empresa ampliou em 40% a capacidade de produção e oferecerá novidades tecnológicas ao mercado

A Águia Sistemas, especializada no projeto de sistemas de movimentação e armazenagem de materiais para os mais diversos segmentos da economia, está promovendo uma reinauguração de sua planta fabril, em Ponta Grossa, Paraná, após um período de investimentos que totalizaram cerca de R$ 25 milhões. A área total do complexo foi ampliada de 18 mil m2 para 25 mil m2 e a capacidade anual de produção chegará a cerca de 60 mil toneladas.

Entre os objetivos alcançados pela empresa com o aporte, que teve início em 2014, estão enquadrar-se nas normas de segurança do trabalho da NR-12, atualizar os recursos produtivos e ampliar a infraestrutura, para dar suporte ao seu crescimento e manter-se competitiva no mercado. Equipamentos antigos foram aposentados e ganhou espaço uma série de equipamentos mais modernos e automatizados.

“A planta antiga estava distribuída em três galpões, nos quais o setor de estamparia era equipado com guilhotinas, prensas e dobradeiras. A nova planta da Águia Sistemas está distribuída em cinco galpões: a estamparia ganhou dois equipamentos de corte a laser, uma puncionadeira, além de duas novas perfiladeiras, garantindo um aumento de 40% na produtividade”, explica o gerente de Operações da Águia Sistemas, Paulo Rogério Moreira.

O ajuste dos fluxos produtivos veio com a ampliação de área da fábrica, o que acabou provocando, também, uma melhoria na qualidade do ambiente de trabalho, ambos visando suportar o incremento da produtividade de forma sustentada. Um dos novos galpões do complexo atende, especificamente, ao recém-criado setor de automação (com 3.000 m2) e o outro foi destinado à criação de um centro de serviços (com 4.000 m2).

“O centro de serviços é o local em que será feita toda a preparação de matéria-prima para as linhas de produção da Águia Sistemas. Anexo a esse galpão, também há uma nova área com capacidade para estocar 10 mil toneladas de bobinas de aço. No centro de serviços, será processado todo o material com alto nível de precisão e qualidade, dando o apoio necessário à verticalização da produção, uma vez que produzimos cerca de 98% dos produtos comercializados”, destaca Moreira.

O Departamento de Automação é uma área reservada ao desenvolvimento, pesquisas e fabricação dos transportadores automáticos, produto que faz parte do portfólio da Águia Sistemas há mais de 10 anos e vem se destacando no mercado. No espaço, além da linha de montagem e um laboratório de elétrica e automação, foi montado um showroom completo, com todas as soluções possíveis desenvolvidas pela empresa.

Com os novos e mais modernos recursos, a infraestrutura da Águia Sistemas tem, atualmente, um nível tecnológico de produção comparado às melhores e mais produtivas indústrias mundiais, necessário para alcançar maior produtividade e segurança, atendendo às normas e melhores práticas existentes no mercado. O moderno complexo da empresa está adaptado para minimizar os impactos ao meio ambiente: iluminação e ventilação natural, sistema de reúso de água, os novos equipamentos têm menor consumo de energia e a iluminação artificial é toda feita com lâmpadas LED, reduzindo o consumo em 80%.

“Para os clientes, os resultados de toda essa mudança serão menor prazo de entrega e oferta de novidades tecnológicas em produtos de movimentação de materiais, como o conceito de armazenagem dinâmica acionada”, completa o diretor-presidente da Águia Sistemas, Rogério Scheffer.