Assinatura Premium Assinatura Premium

Águia Sistemas traz ao Brasil tecnologia global para transportadores automáticos

Publicado em 19/08/2015

Tecnologia Pulse Roller proporciona inovação aos transportadores da fabricante

Especializada no projeto de sistemas de movimentação e armazenagem de materiais para os segmentos de logística e industrial, a Águia Sistemas anunciou a linha de transportadores automáticos: a tecnologia Pulse Roller. Os transportadores estão no portfólio da empresa há mais de 10 anos, mas essa tecnologia, que é uma exclusividade Águia para a América do Sul, foi incorporada recentemente.

A Pulse Roller é uma marca global para rolos acionados de baixa tensão, 24 Volts de corrente contínua (MDRs, motor drive rollers), aplicados a transportadores de roletes ou de lona. Os motores utilizados oferecem baixo risco aos operadores, se comparados aos motorredutores convencionais de corrente alternada.

A tecnologia propicia o acionamento dos rolos motores sob demanda, em linhas de manuseio (picking) ou de roteirização de pedidos (sortation). Quando as linhas estão vazias, sem volumes, os motores permanecem desligados. “Essa lógica simples de funcionamento traz inúmeros benefícios às empresas, sendo o principal a redução significativa no consumo de energia na movimentação, contribuindo para dar a esse processo um caráter ‘verde’, em sintonia com o conceito de sustentabilidade, que muitas empresas buscam. Outros ganhos são a redução no prazo de instalação, baixo custo de manutenção e maior flexibilidade no sistema transportador”, afirma o gerente de Engenharia de Automação da Águia Sistemas, Geraldo Lima.

A Pulse Roller chegou à Águia Sistemas em 2014, após visitas de observação em feiras e fornecedores internacionais. A empresa decidiu oferecer a tecnologia no mercado nacional pela robustez mecânica dos motores, eficiência e alta capacidade de controle agregado aos módulos de acionamento, assimilando a tendência de uso de MDRs e as vantagens de sua aplicação. Uma parceria com o fabricante japonês Kyowa possibilitou a montagem no Brasil, minimizando os impactos da variação do câmbio, custos de importação e logística. 

“O objetivo é tornar a Águia Sistemas uma referência nacional também em material handling, com capacidade técnica de alto nível, para competir com os principais players globais, atendendo aos pré-requisitos mais desafiadores de nossos clientes”, completa Lima.