LogTalk LogTalk

Aliança realiza mais de 1,5 milhão de transações eletrônicas de dados na cabotagem

Publicado em 26/03/2015

Sistema EDI, implantado desde 2006, agiliza troca de informações entre empresa e clientes, além de aumentar a efetividade do transporte

A Aliança Navegação e Logística utiliza, desde 2006, a ferramenta Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) nas suas operações de cabotagem. O sistema aumentou a qualidade e a agilidade na troca de informações entre a empresa e seus clientes, incrementando a efetividade do transporte. Já foram realizadas mais de 1,5 milhão de transações, que envolvem dados de notas fiscais eletrônicas, conhecimentos de embarque, documentos de cobrança, ocorrência de entrega de mercadorias e posições da viagem.

Atualmente, em torno de 1.400 clientes realizam a troca de informações via EDI com a empresa. Conforme explica o gerente de Cabotagem da Aliança, Gustavo Costa, a ferramenta se configura em uma única entrada manual de informações, o que evita erros nas demais etapas do processo. “Temos dentro da Aliança uma profissional dedicada a divulgar as vantagens e benefícios do EDI nas operações e queremos aumentar, ainda mais, o número de clientes que utiliza a ferramenta.”

De acordo com Costa, o EDI, por ser um processo automatizado, não implica no aumento de custos aos clientes. “O sistema melhora o planejamento logístico com a recepção antecipada das informações, além de reduzir o consumo de papel, com um impacto positivo no meio ambiente.”