Assinatura Premium Assinatura Premium

ALL assina acordo com Eldorado Brasil para atender a logística da maior fábrica de celulose do mundo

Publicado em 10/02/2011

A movimentação, que deve chegar a 800 mil toneladas por ano, terá origem na unidade prevista para entrar em funcionamento em 2012, em Três Lagoas, seguindo para o Porto de Santos 

A ALL - América Latina Logística e a Eldorado Brasil acabam de fechar um contrato para atender à logística de saída da fábrica de celulose de Três Lagoas (MS), que tem previsão de entrar em operação em 2012 e será a maior fábrica de celulose do mundo em uma única linha de produção. O contrato prevê a movimentação de 800 mil toneladas por ano, com investimentos de cerca de R$ 300 milhões em material rodante, melhoria de via, além da construção de terminais de transbordo em Aparecida do Taboado (MS) e Santos (SP). 

Para o Diretor Comercial da ALL, Sergio Nahuz, o contrato, com duração de 15 anos, representa um salto no volume total de celulose transportada pela empresa. "Com a carga da Eldorado, estaremos perto de dobrar o volume anual movimentado neste segmento, fortalecendo a carteira de celulose como uma das maiores da nossa área de industrializados", explica. 

"Com essa parceria damos início a um projeto multimodal de logística que combina os principais meios de transporte disponíveis no país e contribuirá para manter o custo da nossa celulose extremamente competitivo no mercado internacional", afirma Rogério Peres, presidente da Eldorado Brasil. 

No segmento de papel e celulose, a ALL já transporta 1,2 milhão de toneladas por ano, atendendo às principais empresas do setor. Com o acordo com a Eldorado Brasil, o volume irá crescer para 2 milhões de toneladas por ano. 

Intermodalidade - A operação de outbound da celulose da Eldorado vinda do Mato Grosso do Sul será intermodal, começando com uma ponta rodoviária de 90 km entre Três lagoas e Aparecida do Taboado, onde será construído um terminal de transbordo, seguindo por um trecho ferroviário de 900 km até o Porto de Santos. 

O destino dessa produção - que utilizará como matéria prima a madeira de florestas plantadas de eucalipto, uma fonte 100% renovável - é a exportação para os mercados produtores de papel localizados na América do Norte, Europa e Ásia.