Assinatura Premium Assinatura Premium

Amazonas poderá ganhar nova rota comercial com a Ásia

Publicado em 04/11/2014

O Amazonas poderá ganhar uma nova rota comercial de produtos com a Ásia e Equador. A proposta vem da comitiva de investidores equatorianos e representantes do Consulado daquele país, que buscou o Grupo Chibatão, no intuito de realizar negociações sobre a implantação da rota alternativa, que promete melhorar o desempenho logístico para o Estado.

A rota proposta pela comitiva internacional deixará de passar pelo tradicional Canal do Panamá, percurso feito pela maioria dos navios que transporta insumos para Manaus, e será feita a partir do porto de Manta, no Equador, em um trecho rodoviário, em seguida passando por Letícia, por meio de barcaça, na Colômbia e adentrando em águas brasileiras, atracando em Tabatinga e finalizando em Manaus.

De acordo com o representante da delegação equatoriana, que visitou o Terminal Portuário Chibatão, Alexis Villamar Fabara, o novo trajeto reduzirá o tempo de chegada de materiais em pelo menos cinco dias, se comparados aos quase 40/50 dias com a tradicional rota do Canal do Panamá. “A passagem pelo canal é geralmente lenta, o que demanda mais tempo das embarcações. Com essa nova alternativa, a logística será otimizada consideravelmente.”

Segundo Fabara, existe, ainda, a possibilidade de expandir o desenvolvimento socioeconômico de Manaus, com uma melhor comunicação com o mercado Asiático e Equatoriano.

Para o gestor do Grupo Chibatão, Jhony Fidelis, essa é uma ótima oportunidade para estreitar as relações com o comércio exterior e trazer benefícios para o Polo Industrial de Manaus (PIM). “Com a estrutura oferecida pelo Grupo para dar suporte em operações propostas pelos equatorianos, poderemos criar uma parceria que só acrescentará ao mercado local.”