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Americanas Entrega: Varejista lança serviço e anuncia expansão da malha logística

Publicado em 03/06/2022

Segundo a empresa, novidades se alinham à estratégia de multicanalidade; companhia também confirmou a abertura de dois CDs no Norte e Nordeste do país

Por Christian Presa, com informações de Assessoria de Imprensa


Foto: Divulgação

A Americanas S.A. anunciou nesta quinta-feira (02) o lançamento da Americans Entrega, nova marca de logística da companhia. Com isso, a varejista passa a dispor de 25 CDs e mais de 200 hubs, o que contribui para o oferecimento de serviços de logística e distribuição.

As novidades no serviço da Americanas vão ao encontro da estratégia de multicanalidade da marca, que registrou alta no primeiro trimestre deste ano. No período, houve crescimento de 27% nas vendas nas lojas físicas e 20% no e-commerce.

Segundo a empresa, a unificação de estoques, integração de malha, base única de lojas atuando via hubs e uso de IA nas entregas ajudaram a Americanas a alcançar a marca de 35% das entregas em até 3 horas – no primeiro trimestre de 2021, esse percentual era de 14,3%. Com as mudanças, as entregas em 24 também aumentaram em 60%.

“Para conectar todas essas pontas, a Americanas S.A. conta com uma gama de serviços e tecnologias, inteligência de dados e expertise logística para entregar tudo o que o cliente precisa, a toda hora e em qualquer lugar”, explica Welington Souza, diretor da plataforma de logística da Americanas S.A..

AMERICANAS ENTREGA

A nova marca da logística da companhia traz serviços que atendem de diferentes formas clientes, empresas e sellers. De acordo com a empresa, o foco é reduzir custos e prazos de entrega.

  • Americanas Entrega Padrão: solução de frete para sellers e marcas do ecossistema para facilitar a gestão e a entrega dos produtos ao cliente final;
  • Americanas Entrega Full: solução oferecida aos sellers e marcas do ecossistema, incluindo o serviço de armazenagem de produtos de alto giro – garante um menor tempo de entrega aos clientes –, gestão do estoque com sinalização de reposição e frete da entrega aos clientes;
  • Americanas Entrega na Loja: solução em que o cliente pode retirar as compras em uma das lojas próprias da Americanas ou de parceiros cadastrados;
  • Americanas Entrega na Agência: pontos de multisserviços que permitem a coleta de pedidos de sellers, retirada de pedidos e devolução de pedidos pelos clientes;
  • Americanas Entrega Flash: solução de entrega mais rápida da Americanas S.A., que utiliza a loja física (própria e de parceiros) como estoque para entregar maior conveniência aos clientes. Já são mais de 900 cidades que utilizam serviço ship from store.
  • Americanas Entrega no Locker: armários inteligentes que permitem a retirada de pedidos no local e no horário agendado, sem interação humana. Atualmente, a Americanas S.A. possui mais de 200 lockers instalados em postos de gasolina, farmácias, shoppings e estações de metrô em diversos estados;
  • Americanas Entrega Direct: serviço B2B e sob medida, com soluções customizadas para cada modelo de negócio é baixo custo, utilizando toda a malha logística já existente.
     

LOGÍSTICA 4.0

Com o objetivo de ser uma multiplataforma de inovação tecnológica, a Americanas S.A. está investindo no desenvolvimento de soluções como análise de dados, inteligência artificial e reconhecimento facial na operação. Algumas dessas soluções já foram implementadas em lojas físicas nas capitais do Rio de Janeiro e Minas Gerais para o recálculo de rotas e a redução do tempo de entrega no fluxo O2O (online to offline).

Com essas implementações, o resultado foi a redução para menos de 1% da taxa de tolerância de erro na entrega ao cliente, garantindo um processo muito mais assertivo. Segundo Welington Souza, o uso de novas tecnologias e formatos para a otimização do processo logístico.

“Sem barreiras entre nossas plataformas física e de e-commerce, utilizamos inteligência de dados e aceleramos o uso de dark stores para a alocação de itens que antes eram encontrados apenas no online, proporcionando uma entrega mais rápida e mais barata.” – Welington Souza, diretor da plataforma de logística da Americanas S.A..

NOVOS CDS: EXPANSÃO DA MALHA LOGÍSTICA

Em relação à expansão da malha logística, a Americanas também anunciou novidades. No segundo semestre deste ano, a companhia irá inaugurar centros de distribuição: um no estado do Pará e outro na Bahia.

Com isso, a companhia somará mais de 1 milhão de m? de área de armazenagem próprias em todo o Brasil. Os novos CDs terão capacidade para atender mais de 300 lojas nas regiões Norte e Nordeste.

Em Belém, a Americanas S.A. inaugurará o primeiro centro de distribuição ecoeficiente. A instalação está alinhada ao plano de descarbonização da companhia, que tem a meta de neutralizar emissões de CO2 até 2025.

Entre resultados esperados está a marca de 4,6 milhões de entregas ecoeficientes. Essa operação será realizada por meio de modais de baixo carbono da frota ecoeficiente: 343 veículos eletrificados, entre utilitários, tuk-tuks e bikes, além de caminhões movidos a biometano e gás natural. A expectativa é a redução na emissão de mais de 370 toneladas de CO2.

LAST MILE NAS FAVELAS

A agenda ESG da companhia também inclui o “Americanas na Favela”, um programa que visa contemplar as comunidades no mapa do e-commerce. Além de levar capacitação e geração de renda, o projeto deve ampliar o alcance para mais de 50 microbases em comunidades até 2023.

Lançada em abril de 2021 em parceria com o G10 Favelas e a logtech Favela Brasil Express, a iniciativa já resultou na entrega de mais de 615 mil pacotes em sete comunidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

“Todas essas ações fortalecem o propósito da Americanas S.A. de somar o que mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas”, pontua Welington Souza. “Dentro do nosso ecossistema, a Americanas Entrega soma soluções de logística a custo reduzido para o seller e para cliente, contribuindo para uma jornada mais customizada.”

 

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