LogTalk LogTalk

Aplicativo da Sontra Cargo alerta caminhoneiros sobre áreas de circulação restrita em São Paulo

Publicado em 11/02/2015

Multa a caminhoneiros em áreas restritas foi a modalidade que mais cresceu no último ranking comparativo da CET

A Companhia de Engenharia do Tráfego (CET) registrou 10,6 milhões de multas na cidade de São Paulo, em 2014. Um recorde de autuações, superando em 4,5% as multas aplicadas em 2013. Entre as categorias que mais avançaram estão as multas aplicadas aos motoristas que invadem faixas à esquerda e corredores de ônibus (69%) e a dos caminhoneiros que transitam em áreas restritas, com quase 280.345 multas, 639,9% a mais do que as registradas no ano anterior. “O número nos espantou e já estamos trabalhando em um serviço que ajude a minimizar esses registros”, explica o diretor de Vendas e Marketing da Sontra Cargo, Bruno Torres.

Agregar serviços que possam melhorar o dia a dia dos caminhoneiros autônomos é uma das prioridades da empresa, que é gerenciadora de frete online. Por meio de um aplicativo especialmente desenvolvido para levar inovação ao setor de transporte de carga, a empresa promove o encontro das transportadoras com os caminhoneiros autônomos, em todo território nacional. “Fechamos 2014 com R$ 100 milhões em valor de fretes registrados. Resultado gerado a partir de uma base com mais de 11 mil transportadoras, 50 mil caminhoneiros autônomos e perto de 70 mil fretes ofertados por mês”, informa Torres.

Para apoiar o crescimento projetado, que é chegar ao final de 2015 com 200 mil caminhoneiros e 40 mil transportadoras cadastrados, a empresa aposta na inovação tecnológica e na geração de serviços que possam ampliar a funcionalidade da ferramenta. “A criação dos serviços é uma parte importante do nosso negócio. Entender as necessidades dos caminhoneiros autônomos e promover soluções de fácil acesso são essenciais para que possamos contribuir com a melhor performance desses profissionais”, enfatiza Torres.

Alerta sobre área restrita
Como qualquer autônomo, os caminhoneiros precisam buscar trabalho, assumir os custos de manutenção e administrar sua rotina. Contar com uma ferramenta gratuita e online, que o ajude a calcular melhor seus custos, escolher a melhor rota, consultar sobre novos fretes em cada região e o alerta de área restrita, evitando que o motorista se distraia e seja multado é muito importante. “Com essa nova funcionalidade, o caminhoneiro que estiver conectado ao aplicativo Sontra Cargo será avisado pelo sistema quando entrar em uma área de circulação restrita aos caminhões, na cidade de São Paulo, ou em horário proibido”, explica Torres.

Em fase piloto, o sistema está operando com alguns caminhoneiros, para ajuste final do sistema e estará disponível para toda a base de usuários em breve.