Assinatura Premium Assinatura Premium

Aplicativo InfraBR localiza serviços essenciais para caminhoneiros

Publicado em 02/04/2020

Objetivo é ajudar os profissionais a encontrar pontos de alimentação, abastecimento e manutenção dos veículos

 

Diante da paralisação de atividades por conta do Coronavírus, motoristas têm dificuldades de achar restaurantes, borracharias e até postos abertos. App do governo pretende auxiliar categoria a serviços essenciais para caminhoneiros.

Com a paralisação de atividades por conta da pandemia, muitos caminhoneiros estão com dificuldade de encontrar restaurantes, borracharias e postos de abastecimento abertos para garantir a continuidade do transporte de cargas do país. Para ajudar a categoria, o Ministério da Infraestrutura, com apoio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), lançou duas novas funcionalidades no aplicativo InfraBr. Agora, o profissional do transporte pode obter informações sobre o funcionamento de serviços essenciais para continuar nas estradas.

Além disso, também é possível identificar onde estão os postos de atendimento do Sest/Senat que estão distribuindo kits de higiene e de alimentação desde a sexta-feira passada. Essas funções estão disponíveis na nova aba “Coronavírus”.

O MInfra já tinha disponibilizado no aplicativo um questionário para obter dados das condições de saúde do profissional do transporte rodoviário de cargas, bem como da situação das cargas transportadas pela categoria. O questionário é uma das ações da campanha do governo federal de combate e prevenção à Covid-19 e apoiará a pasta nas ações emergenciais de suporte aos caminhoneiros e de políticas públicas que reduzam os impactos causados pela pandemia no setor.

O profissional poderá responder perguntas simples, como dados pessoais, se já foi diagnosticado com coronavírus, se faz parte do grupo de risco, entre outras informações necessárias para o ministério direcionar as campanhas de atendimento.

 

“Dentre as diversas ações que o Ministério da Infraestrutura tem tomado para amenizar os impactos causados pelo coronavírus, uma delas foi ampliar a utilização do aplicativo InfraBr. Esse aplicativo nasceu em 2019, com a ideia da tabela de frete, mas agora estamos usando como um canal de comunicação com o caminhoneiro.” - ressaltou o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa.
 

O app desenvolvido em outubro de 2019 pelo Serpro disponibiliza calculadora de frete, linhas de crédito para os caminhoneiros e assistência à saúde e qualificação profissional para os trabalhadores do transporte de forma geral. Também oferece serviços do Sest/Senat, como a localização de suas 155 unidades para atender aos trabalhadores do transporte.

Ao todo, 15 mil caminhoneiros já possuem o aplicativo em seus dispositivos móveis. Quem já tem o app no celular, basta fazer a atualização.