Multilog Multilog

Asia Shipping bate recorde em volume embarcado e amplia em 18% os serviços de importação marítima

Publicado em 18/08/2023

Em junho, movimentação de cargas full contêiner aumentou 43% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a companhia; frete em alta e a limitação de espaço foram desafios enfrentados no setor

Por Redação


Cargas mais demandadas: setor automotivo, varejista, têxtil, painéis solares e de eletrodomésticos (Foto: William Unsplash)

A Asia Shipping, multinacional brasileira especializada na integração de cargas, registrou um incremento de cerca de 18% na importação marítima no primeiro semestre de 2023, se comparado ao mesmo período de 2022. Dentre as cargas mais demandadas nesse serviço estão produtos do setor automotivo, varejista, têxtil, painéis solares e de eletrodomésticos.

“Hoje, a Asia Shipping detém a primeira colocação em mais da metade dos principais armadores em termos de volumes movimentados na rota do Extremo Oriente (Far East) para a Costa Leste da América do Sul (ECSA)”, comentou William Verona, Pricing do departamento de Importação FCL da Asia Shipping. “Essa parceria é um dos diferenciais do nosso serviço, pois conseguimos ofertar para nossos clientes maior alocação e proteção de espaço em diversas alternativas de rotas.”

Para o segundo semestre, a integradora espera um aumento expressivo nas operações devido ao Peak Season, período de demandas acima da capacidade ofertada pelo mercado. Os principais fatores para esse aumento de demanda são as festas de final de ano e o período de Black Friday.

PERSPECTIVA DE MERCADO

Nesta semana, a MundoLogística divulgou como as oscilações e as instabilidades do frete logístico tem impacto no mercado e que, apesar das condições adversas, empresas registraram resultados acima da expectativa.

Em nota à imprensa, a Asia Shipping também expôs que o frete em alta e a limitação de espaço foram alguns dos desafios enfrentados no transporte marítimo desde maio. Segundo a companhia, mesmo com o primeiro trimestre apresentando baixas demandas de cargas e com oferta de espaço global em alta por parte dos armadores, o segundo trimestre mostrou forte crescimento da demanda por importações, elevando de forma substancial os volumes transportados a partir do mês maio.

Esse cenário contribuiu para que o frete médio de mercado sofresse reajustes de aproximadamente 100% (comparando o primeiro com o segundo trimestre), com base no mercado do Extremo Oriente (Far East) para a Costa Leste da América do Sul (ECSA).

RECORDES DE VOLUMES EMBARCADOS

Em junho, a Asia Shipping anunciou que bater recordes em volumes embarcados e registrou um crescimento de 43% na movimentação de cargas full contêiner. Comparado com o mesmo período do ano passado, o volume embarcado saltou de 12.472 TEUs para 17.900 TEUs.

De acordo com Rafael Dantas, diretor de Vendas da Asia Shipping, o volume embarcado pelos setores automotivo e eletroeletrônico tem sido um grande diferencial para o desempenho da empresa neste ano, juntamente com a demanda elevada por placas fotovoltaicas.

“Esse crescimento acima da média do mercado é resultado da experiência de 27 anos Asia Shipping, que conta com profissionais altamente qualificados para oferecer soluções sob medida para clientes de diferentes setores. As empresas que trabalham conosco confiam em nosso trabalho e sabem que, em momentos de dificuldade do mercado, a Asia Shipping oferece as melhores alternativas”, afirmou.