LogTalk LogTalk

Astrid: robô pioneiro no setor logístico opera inventário por meio de inteligência artificial

Publicado em 27/05/2022

Criada pela ID Logistics em parceria com a E-Dentic e Wyca Robotics, solução verifica 5 mil paletes/hora – 20 vezes mais rápido que um drone e 100 vezes mais ágil que um inventário manual

Por Christian Presa, com informações de Assessoria de Imprensa


Foto: Divulgação

O Grupo ID Logistics lançou o primeiro robô para a realização de inventário, autônomo e operando com inteligência artificial. Criada em parceria com as empresas francesas E-Dentic e Wyca Robotics, a Astridé capaz de verificar 5 mil paletes por hora – 20 vezes mais rápido do que um drone e 100 vezes mais ágil que um inventário manual. Solução elimina a intervenção humana para determinar a rota, dirigir ou realizar o inventário.

A ferramenta atende a dois desafios que marcam esse tipo de operação: agilizar, de forma autônoma, o inventário do estoque do armazém e fornecer, em tempo real, todas as informações necessárias para a gestão adequada da cadeia de suprimentos dos clientes. Segundo a ID Logistics, a Astrid tem ROI médio inferior a 18 meses.

Para implantar a tecnologia, o cronograma será dividido em três etapas. Na primeira, a ferramenta será instalada em 11 robôs de clientes da ID Logistics na França – com prazo de finalização até 2023. O lançamento do robô para o mercado ocorrerá em setembro deste ano, enquanto a abertura internacional para as subsidiárias da ID Logistics, a partir de 2023

Segundo o presidente do Grupo ID Logistics, Eric Hémar, a empresa está orgulhosa de lançar a Astrid após três anos de pesquisa e desenvolvimento.

“É uma inovação real que atende tanto as expectativas de nossos clientes para tornar sua gestão de estoques ainda mais confiável, além de melhora as condições de trabalho de nossas equipes.  Obrigado aos nossos parceiros Wyca Robotics e E-Dentic por nos acompanharem nesse processo.” – Eric Hémar, presidente do Grupo ID Logistics.

Patrick Dehlinger, diretor Geral da Wyca Robotics, ressalta a importância de desenvolver um projeto com a ID Logistics em prol de otimizar e certificar a rotina operacional. “Essa coinovação confirma as ambições da Wyca Robotics de fornecer veículos móveis e robôs capazes de operar em ambientes complexos em coatividade e autonomia, sem qualquer ajuda externa ou adaptação do meio ambiente.”

“Essa nova geração de veículos autônomos é um passo decisivo para a adoção de robôs de serviço móvel em todos os setores abertos ao público ou profissionais. É uma demonstração do know-how único de nossas equipes em robótica industrial e veículos autônomos internos.” – Patrick Dehlinger, Diretor Geral da Wyca Robotics.

“A realização de uma inovação tecnológica reside sobretudo na convicção e perseverança em uma ideia. E se for compartilhado, o resultado é ainda mais gratificante”, afirma Gilles Tassery, presidente da E-Dentic.

MIX DE TECNOLOGIAS

A Astrid está equipada com um conjunto de tecnologias para amparar a operação em diferentes frentes. Uma delas é a navegação SLAM, que é 100% autônoma e tem taxa de leitura próxima de 100%, com capacidade de reconhecer todos os tipos de códigos de barras. 

A ferramenta também foi desenvolvida com base em inteligência artificial, que viabiliza a análise automática de todos os tipos de paletes, e possui mastro retrátil com câmeras para possibilitar passagem intercelular, gerenciamento de obstáculos em altura e tirar fotos de até 11,5 m em total autonomia.

Outras tecnologias presentes são cobrança por indução – para operação contínua dia e noite, mesmo na presença de funcionários – e equipamentos de segurança de última geração, como os sensores 3D Lidars para detectar qualquer obstáculo e permitir a parada instantânea do robô.

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

A robótica na cadeia de suprimentos
Assunto visto tanto com ceticismo quanto como o futuro, como encontrar o balanço ideal?