LogTalk LogTalk

Atech integra Logística e Gestão de Ativos com a plataforma OKTO

Publicado em 19/01/2018

Segundo desenvolvedores, a plataforma é capaz de atuar em nível global, reduzindo ciclos do processo e fornecendo rastreabilidade

 

A Atech, empresa do Grupo Embraer especializada no desenvolvimento de soluções para missão crítica e tecnologias para apoio à tomada de decisão, está lançando no mercado brasileiro OKTO. A plataforma foi desenvolvida para integrar soluções de Logística e Gestão de Ativos.

A solução atende empresas de diversos setores. Segundo os desenvolvedores, a plataforma é capaz de operar em nível global, reduzindo os ciclos dos processos e fornecendo rastreabilidade às operações logísticas.

O gerente de produto da Atech, Jefferson Castro, destaca a trajetória da empresa como um diferencial para criar soluções. “A Atech acumula mais de uma década de conhecimento estratégico para dar origem a soluções capazes de fornecer inteligência no monitoramento e condição de ativos, e base para tomadas de decisões em operações logísticas complexas”, diz.

Logística
Segundo o gerente de produto, a OKTO possibilita o desenvolvimento da operação logística por meio da integração de sistemas industriais, administrativos e logísticos da organização, bem como de filiadas, parceiros e operadores.

É composta pelos seguintes módulos:

  • Planejamento e Execução da Operação, a partir do controle avançado da operação do armazém, transporte, pátio e docas, incluindo a gestão de custos e recursos do processo;
  • Gerenciamento de Documentos do Processo e Custos, com a consolidação de diferentes fontes de despesas para o cálculo do custo final da operação;
  • Gerenciamento de serviços, simplificando e sistematizando sua oferta e consumo, independente se serem prestados pela própria empresa ou por meio de outros fornecedores;
  • Agendamento de transporte de cargas, permitindo que transportadoras e fornecedores façam o agendamento das entregas e coletas de forma autônoma, e respeitando a capacidade da operação;
  • Gestão de Eventos, dando visibilidade ao gestor de todos os eventos de não conformidade do processo, bem como impedimentos e tratativas. Os eventos são controlados e monitorados para garantia de uma operação segura e de qualidade.

Gestão de Ativos
“Na parte de ativos, nossas soluções incluem o ciclo completo para gestão, que é voltada para a prevenção de falhas, e antecipação de qualquer evento que possa interromper a operação”, afirma Fábio Vieira, Chief of Product Owner para a plataforma OKTO.

É composta pelos seguintes módulos:

  • Monitoramento de Condição do Ativo, que permite a tomada de decisão durante a produção e manutenção; a eliminação de manutenções preventivas desnecessárias e a identificação rápida de problemas que possam afetar a segurança operacional e ambiental.
  • Planejamento e Programação da Manutenção, que fornece um sistema atualizado de recursos, bem como a gestão de execução das atividades críticas, o nivelamento da carga de trabalho da equipe, integrando e otimizando missões planejadas e agendamentos de última hora.
  • Gestão da Execução de Manutenção, que fornece dashboards “amigáveis” para o gerenciamento dos ativos; consulta a estoque de peças, monitoramento dos chamados de manutenção, alocação dos custos de manutenção, encaminhamento de chamado para equipe de campo.
  • Gestão da Estratégia do Ativo, com a verificação do grau de confiabilidade do ativo; identificação dos equipamentos que estão gerando mais quebras, bem como dos ativos que estão impactando a performance produtiva e auxílio na construção da gestão de risco.