Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Automação da gestão de fretes elevou eficiência logística de grupo

 

Publicado em 12/11/2020

Solução de automação da gestão de fretes ajuda a gerir distribuição para mais de 20 filiais, eliminando os comuns erros de conferência em papel


O Grupo Level, importador de pneus com unidades de negócio Cantu Pneus e Pneustore e mais de 20 filiais em todo o Brasil, atingiu mais de 95% de eficiência logística em sua operação com a automação da gestão de fretes. Fatores como entregas no prazo e pagamentos otimizados são considerados neste percentual.
O grupo, que terceiriza todo seu processo de distribuição, contrata cerca de 120 transportadoras, gerando um alto volume de notas para serem conferidas o que, consequentemente, acarretava em comuns inconsistências no processo de conferência.

O objetivo da companhia, então, era melhorar a eficiência e controle da operação logística, rastreando e otimizando os processos de distribuição por meio da digitalização.
Segundo o head de logística do grupo, Ramon Otto Schoeffel, isso foi alcançado com a substituição das planilhas manuais pela gestão em tempo real com o software de gestão de fretes. A solução da Lincros foi adotada, desde 2016.

 

“Deixamos de realizar apenas a conferência por amostragem para garantir que todas as notas passem pelo sistema e qualquer erro seja detectado automaticamente. Assim, conseguimos reduzir custos da logística e atingir um alto nível de eficiência. A auditoria dos fretes também refletiu em melhorias na gestão. Desde os primeiros meses de uso da ferramenta, em 2016, registramos uma média mensal de 4% na redução da conta frete. O próprio processo de envio das faturas se tornou mais consistente, e hoje já atingimos 80% de redução nas inconsistências identificadas nas faturas.”


De acordo com Schoeffel, a busca pela Lincros ocorreu em um momento em que a empresa passava por um crescimento exponencial e precisava de uma solução que reduzisse o trabalho operacional e a falta de visibilidade dos processos logísticos.


“Hoje recebemos uma média de 40 mil CTEs por mês e seria impossível conferir esse volume de documentos sem apoio tecnológico. Outro fator importante é a visibilidade das entregas e a melhoria no processo que envolve até mesmo outras áreas, como o financeiro, que recebe informações consistentes.”


O aumento sazonal das vendas durante a pandemia também foi registrado pelo Grupo Level. No e-commerce, a companhia teve crescimento de 30% dos pedidos, que só puderam ser entregues no prazo graças ao controle disponibilizado pelo sistema de gestão de fretes da Lincros.


“Hoje podemos tangibilizar os ganhos com a solução e também atuar na melhoria contínua dos processos. Não só já registramos ganhos que impactam positivamente as finanças da empresa, como também melhoramos a operacionalização do setor e conseguimos mensurar novas oportunidades de melhoria.”


Atualmente 100% do processo logístico do Grupo Level é automatizado com o apoio da Lincros. Desde o início do uso da solução na empresa, em 2016, o volume da operação mais que dobrou e, graças ao suporte tecnológico, pôde ser mantido com a mesma equipe, sem necessidade de aumento do custo com a estrutura interna.

 

Veja também: