LogTalk LogTalk

Automação em Logística: não é simplesmente armazenar, é sobre como armazenar

Publicado em 26/11/2021

Se a tecnologia pautará o futuro das empresas, no Brasil o setor logístico já possui um local para se inspirar


Foto: Divulgação

Alguns anos atrás, muitas pessoas brincavam sobre a presença de robôs na sociedade. “Um dia teremos carros voadores”, diziam uns. “Será que um robô fará tudo o que eu quero?” comentavam outros. É bem verdade que esse momento ainda não chegou. Porém, a presença da tecnologia em diversos campos do mercado de trabalho tem tido um crescimento muito grande nos últimos anos.

Hoje, a grande maioria dos setores do mercado de trabalho já operam utilizando alguma tecnologia de ponta. A automação na Logística, por exemplo, é algo de extrema importância para o momento em que estamos vivendo, onde as entregas precisam ser ágeis e com qualidade.

O mercado está avançando rumo à automação – e os números comprovam isso.  Uma pesquisa conduzida pela Tractica mostra que, até o fim deste ano, o investimento em robôs no segmento logístico atinja US $22,4 bilhões. Dados do Boston Consulting Group (BCG) ajudam a explicar os motivos: a combinação de robótica com outras tecnologias, aprimoramentos de processos e alterações no layout estrutural pode gerar economia de até 40% em centros de distribuição.

A AUTOMAÇÃO NA LOGÍSTICA

A automação é uma tendência que vem crescendo nos últimos anos e tem tudo para mudar de vez a forma como diversos setores do mercado atuam. Quando o assunto é o campo da Logística, a situação não é muito diferente.

Dentro de um centro de logística, são inúmeros os processos de trabalho que requerem uma atenção especial por parte dos coordenadores. Seja o recebimento, a armazenagem e até mesmo a entrega de mercadorias, tudo precisa ser feito com cuidado e qualidade, afinal, é desse setor que a grande maioria das empresas precisam para manter o padrão de qualidade. Se uma entrega não for feita corretamente, todo uma estrutura feita por trás disso pode desmoronar.

Quando se fala em Automação no Setor de Logística, refere-se a uma mudança dentro do processo de trabalho, ou seja, enxergar a mercadoria não somente como um produto, mas como um bem que deve ser armazenado e zelado com o devido cuidado que merece.

A Bertolini Sistemas de Armazenagem, como líder no ramo na América Latina, possui diversos cases de sucesso, nos quais implementou e ajudou na construção do setor de logística em diversas empresas como Loja Elétrica, Toyota Empilhadeiras, F. Martins, Yukaer, Orquídea, MOR, Tramontina e, até mesmo, a Rede Globo.

“No momento em que o cliente decide implementar um sistema de automação junto a sua logística ele tem como finalidade a redução dos custos operacionais e a eficiência operacional”, destaca Giuseppe Oliveira Constantino, head Comercial da empresa, sobre o que leva uma empresa a escolher por essa mudança e ingressar em um mundo de automação.

Quando chegada a hora de fazer a transição, é de extrema importância que a empresa esteja pronta em todos os seus setores, e é necessário que ela saiba onde quer chegar com a automação no setor de logística. “Hoje temos na nossa linha soluções específicas para cada tipo de cliente e suas necessidades, contamos com parcerias internacionais para complementar a nossa linha de produtos e soluções para o mercado”, comenta Constantino.

BENEFÍCIOS E VANTAGENS DA AUTOMAÇÃO NA LOGÍSTICA

Quando uma empresa decide migrar para um universo em que tem a automação como principal foco, muito provavelmente ela colocou na balança o que essa decisão acarretará. E é claro que dentre elas a redução de custos é a principal.

Mas, do mesmo modo, existem diversas vantagens que fazem com que a Automação no Setor de Logística seja um ponto de extrema importância para hoje e, claro, para o futuro.

Dentre os principais pontos, é possível destacar, também, um melhor desempenho do setor logístico da empresa como um todo; maior agilidade na entrega dos produtos ao cliente final, uma vez que com um mercado cada vez mais exigente, cumprir prazos se tornou um dos principais diferenciais; maior controle financeiro, uma vez que com o estoque na palma da mão é mais fácil gerenciar o que precisa ou não na questão de matéria-prima; e uma melhor no acompanhamento de processos e na análise de dados do setor logístico como um todo.

A Bertolini notou consequências dessa corrida nos seus negócios. Nos últimos anos, cresceu o número de clientes em busca de soluções que entregam automação na logística. “A importância da automação na Logística está baseada na redução da mão de obra na operação, aumento da qualidade do processo e maior eficiência na operação”, afirma o head Comercial da empresa.

BERTOLINI: ENTREGANDO QUALIDADE NA AUTOMAÇÃO LOGÍSTICA

Qualidade, tecnologia e confiança são palavras que pautam a execução de todos os projetos da Bertolini Sistemas de Armazenagem. Empresa presente no mercado desde 1984 e sempre buscando entregar o que há de melhor neste setor. E quando estamos falando de tecnologia, é claro que a Automação no Setor de Logística é que tem de principal hoje.

Hoje, a Bertolini ultrapassou as linhas que demarcam o território nacional e já se tornou uma referência na América Latina. Atualmente, possui unidade fabril sediada na cidade de Colatina (ES) e escritório administrativo em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul (RS).

A empresa desenvolve sistemas para estocagem e movimentação de materiais modernos e inovadores para vários nichos de mercado e tipos de estoques e Centros de Distribuição. Disponibiliza equipe técnica especializada para estudar e planejar a melhor solução com os melhores produtos, de acordo com a necessidade dos clientes.

Quando o assunto é automação, a Bertolini não deixa de trabalhar com a sustentabilidade. A empresa mantém compromisso com o crescimento sustentável, com investimento constante em capacitação e em tecnologia de ponta, aliados à consciência ambiental e à responsabilidade social, condutas que a transformaram em empresa modelo no segmento em que atua.

Não é simplesmente armazenar. É sobre como armazenar.