Assinatura Premium Assinatura Premium

Axis lança tecnologia de vídeo inteligente para detectar invasões em centros de logística

Publicado em 04/05/2016

O Axis Perimeter Defender é um software que opera dentro da própria câmera de monitoramento e pode ser combinado com alto-falantes IP e softwares de gestão de vídeo, para evitar invasões

A fabricante sueca Axis Communications, criadora da câmera IP, lançou um software analítico de vídeo capaz de identificar invasões em centros de distribuição, armazéns e depósitos. Seja pela intrusão de uma única pessoa em determinado ponto do perímetro ou pela chegada de caminhões em horário não previsto, o sistema gera um alerta à central de videomonitoramento ou alarmes e pode enviar um alerta para um celular ou tablet, independentemente de sua localização.

Desenvolvida para instalações em áreas amplas, onde se faz necessário reforçar o controle do entorno, a aplicação reconhece intrusões e até comportamentos suspeitos, como quando um mesmo indivíduo circula de forma recorrente por determinado local. Ao tomar conhecimento da invasão, o responsável pela segurança pode acionar a polícia e contar com um registro em vídeo do crime.

Com esse novo passo, a Axis leva a tecnologia analítica para dentro das próprias câmeras de videovigilância e dispensa a necessidade de investir em um servidor. “O sistema não depende de um servidor central para processar as gravações. Isso faz com que a solução seja altamente expansível, porque não há a necessidade de redesenhar o sistema cada vez que uma nova câmera é adicionada à rede”, ressalta o diretor de Soluções da Axis Communications, Peter Friberg‎.

O novo software analítico de vídeo, Axis Perimeter Defender, pode ser combinado com câmeras de rede Axis, alto-falantes IP estilo corneta e software de gestão de imagens (VMS) de terceiros, para reforçar a proteção perimetral em áreas críticas. A aplicação, baseada em tecnologia da Digital Barriers, empresa com vasta experiência em análise de vigilância, é certificada pelo i-LIDS, referência do governo do Reino Unido para sistemas analíticos de vídeo.

A licença para o uso do analítico de vídeo, Axis Perimeter Defender, custa R$ 2.033 por câmera, mais impostos estaduais.