Multilog Multilog

Balanço final da edição sul-americana da CeMAT aponta R$ 50 milhões em negócios

Publicado em 21/07/2015

O evento tem ainda mais três edições programadas para o segundo semestre, na Índia, Rússia e China

Já agendadas para o segundo semestre na Rússia, no dia 25 de setembro, na China, no dia 30 de outubro, e na Índia, no dia 11 de dezembro, as CeMATs, cuja versão sul-americana foi encerrada no dia 3 de julho, no Transamérica Expo Center, consolidando-se, também no Brasil, como um encontro de soluções, ideias e negócios, foram criadas e realizadas pela Deutsche Messe AG. A CeMAT South America atraiu, em sua terceira edição, de acordo com o balanço final dos organizadores, 10.377 visitantes, além de ter resultado em R$ 50 milhões em negócios e avaliação positiva das empresas líderes participantes.

“No levantamento que fizemos logo após a CeMAT South America com os expositores, pudemos constatar o acerto em relação à inovação e à oportunidade de geração de negócios, proporcionadas pelo evento, bem como ideias e soluções para os desafios da logística, hoje focados na redução de custo, manutenção e mão de obra”, afirmou diretor-geral da Hannover Fairs Sulamérica, empresa integrante da Deutsche Messe AG, organizadora da feira, Valério Regente.                                         

A afirmação do executivo está refletida, por exemplo, na avaliação dos executivos da Crown, Düren, SecPower e Tedesco Engenharia. “Nossos objetivos foram 100% atingidos, tivemos um alcance significativo de público, considerável prospecção de clientes, divulgação de nossa marca e garantimos uma visão mais ampla de um público altamente especializado. O evento chamou a atenção pela facilidade de acesso à informação encontrada no site, pelos detalhes preparados para acolher cada visitante com respeito e tranquilidade e pelo retorno imediato que trouxe”, ressaltou o executivo da Tedesco, Alex Apolinário.

Para Rafael Arroyo, da Crown, “o evento foi bem conduzido, com boa disposição de conteúdo e comparação de marcas, produtos e tecnologias, possibilitando aos visitantes uma compreensão do que está disponível no mercado nacional. A CeMAT representa uma oportunidade de exposição e demonstração ao mercado de quem somos, o portfólio e os diferenciais, como qualidade, tecnologia, capacidade e serviços. Muitos outros objetivos são alcançados, após a realização do evento, em uma linha constante de trabalho, no que tange à comunicação, relacionamento, vendas e serviços. Fomos muito bem recebidos pelo público, com grande destaque às novidades tecnológicas dispostas no estande.”

Outro expositor que ficou estimulado com os resultados do evento foi Mauricio Eduardo Rocha, da Düren Equipamentos Industriais. “Tivemos um número de visitantes além do esperado”, contou o executivo, acrescentando que já no primeiro dia a feira superou metas e presença no evento. Entre os objetivos de participação no evento estava o de atrair novos clientes e a empresa já está recebendo pedidos de propostas a menos de 15 dias do final da feira. A Duren apresentou duas linhas de produtos novos da empresa.

Wagner Brozinga, da SecPower, manifestou a satisfação com a decisão da empresa de participar de um evento do setor e ter escolhido a CeMAT South America. “Essa foi a nossa primeira exposição. Optamos pela feira internacional de logística por ser a maior e mais importante, dirigida ao segmento de movimentação e armazenagem da América Latina.” Brozinga afirmou que, durante todo o evento, a empresa teve um estande bastante movimentado, com importantes visitas e que a feira também superou as suas expectativas. “Foi um sucesso. Identificamos entre os visitantes os principais usuários de nossos produtos e firmamos algumas parcerias.”

O que o público buscou e encontrou
A logística tornou-se, no Brasil, uma atividade que atrai um público interessado na busca de soluções, que desafiam as organizações dos mais diversos setores. Formada por profissionais e empresários dos mais diversos segmentos da economia, esse público foi conferir as inovações do evento, como o Display Inovação, que revelou, ao vivo, o processo de logística, participou de encontros para incrementar negócios e reciclagem profissional, como o Business Matchmaking e Speech Space, e conhecer soluções e lançamentos dos 211 principais fabricantes de máquinas, equipamentos e desenvolvedores de sistemas, para levar para suas empresas.

“A feira ofereceu muitas novidades para toda a cadeia, mas o forte da CeMAT 2015 foram as soluções tecnológicas, para aperfeiçoar os sistemas de controle de movimentação de cargas e os processos logísticos em geral, cada vez mais sofisticados”, avaliou Regente, observando que o foco das empresas está “na redução de custos e de prazos e no aumento da produtividade, que as soluções logísticas podem incrementar”.

Segundo a gerente da feira, Andressa Holzmann, “os produtos e serviços que mais se destacaram na CeMAT South America 2015 continham alta tecnologia embarcada, como empilhadeiras, transpaleteiras, carros satélite e sistemas de administração de armazéns, trazidos por empresas como Linde, Crown, Tedesco, Águia Sistemas e outras”.

Produtos, serviços e soluções que chegaram ao mercado pela CeMAT
A feira internacional de materiais e logística foi a oportunidade para que as empresas apresentassem ao mercado seus lançamentos em maquinário, equipamento, tecnologia e insumos.

Tecnologia
A área de tecnologia foi a que mais se destacou, tanto em hardwares, quanto em softwares, impulsionada pela necessidade de proporcionar mais agilidade, confiabilidade e segurança aos processos, com menor custo. Entre os destaques, constaram o sistema de transportadores contínuos da Águia Sistemas, as novidades da Movetec, como o aviso luminoso para maior segurança de quem transita em lugares com fluxo de empilhadeiras, e o Laser Garfo, produto que tem um sensor de laser alocado entre os garfos, possibilitando maior precisão para “visualizar” a carga em locais com pouca luz, dando direção exata para os serviços que necessitam desse manuseio.

A italiana Indeva apresentou os manipuladores com gravidade zero, que permitem o manuseio de cargas pesadas, sem que o operador precise levantar peso, enquanto a Movitrans surpreendeu o público com um sistema de controle de entregas e coletas via celular, com acompanhamento em tempo real pela internet. O sistema de dimensionamento, identificação e pesagem dinâmico e estático da Sick, e o de armazenagem automática e de preparação de pedidos da Ulma foram outras novidades que atraíram a atenção do público, presente na CeMAT.

Ainda na área de tecnologia, a GKO Informática levou a mais nova versão do GKO frete, software de gestão de fretes, e a Inovatech mostrou os novos sistemas de gerenciamento de centros de distribuição, operadores logísticos e armazéns gerais e de fretes para embarcadores. Uma célula de descarregamento automática da Projepack, que consiste em um braço robótico, que garante mais eficiência à rotina produtiva, foi outra inovação; os garfos telescópicos, que têm a capacidade de avançar a carga e possibilitar o carregamento de ambos os lados da carroceria do caminhão, e o posicionador de garfos, ideal para carga e descarga de contêineres, foram novidades pela Saur.

Os leitores Cognex RTM, da Pollux Automation, podem se conectar a mais de 100 leitores simultaneamente e garantiram o interesse dos visitantes no estande da empresa. A Honeywell lançou o Scanner de Código de Barras Voyager 1602 g, que funciona sem fio e sem bateria, e a impressora térmica PC42 t, para a impressão de etiquetas.

Equipamentos
Nessa categoria, a grande novidade ficou por conta do carro satélite e outro de alta velocidade da Cassioli Brasil, além da performance para os sistemas de movimentação, nas mais diversas aplicações. O porta-palete autoportante, o drive-in com carro satélite da Bertolini e o lançamento de perfis de fibra de carbono para pontes rolantes da Eepos, que proporcionam melhor ergonomia, também foram destaques no evento.

Fabricada no Brasil, a selecionadora de pedidos horizontal, modelo SP25H, com capacidade de carga de 2.500 kg, foi a inovação da Paletrans Equipamentos, enquanto a alemã Jungheinrich revelou a nova geração de rebocadores Série 5 e mais dois modelos de trailers com maior capacidade de carga.

Já a Kaufmann expôs transportadores de classificação (mini-sorter) para produtos embalados. A transpaleteira PC 4500, da Crown, que pode ser comandada pelo operador à distância, por meio de uma luva eletrônica sem fio, que tem os controles de aceleração, parada e alarmes; o Dual Motion da Grammer, um assento ergonômico com prolongador de encosto adaptável, e a nova plataforma veicular para caminhões da Cargomaxx também chamaram a atenção.

Outros equipamentos apresentados foram o carro de transferência de paletes da Scheffer, que agiliza a movimentação dos paletes dentro do armazém, e o carro satélite, que possibilita acomodar volumes em até oito posições diferentes dentro das estantes. Já a combinação de soluções da Siilog associa opções de movimentação de volumes por esteiras aéreas, terrestres e armazenamento por um braço magnético guiado por laser, que lê as coordenadas de cada caixa apanhada e as coloca em uma posição definida dentro do armazém. Essas operações são muito usadas nas indústrias automotiva e eletrônica.

No setor de empilhadeiras, uma atração foi o modelo HT25T a gás, da Linde, com mecânica adaptada para as necessidades dos operadores brasileiros. Com capacidade para 2,5 toneladas, o equipamento começa a ser produzido no Brasil em agosto deste ano.

Um caminhão de 15 metros de comprimento e com capacidade de carga equivalente a duas carretas convencionais também se destacou na feira. Fabricado pela Labor e batizado de New Sider, o baú tem dois andares e capacidade de transportar 43 paletes de 1,70 m de altura, com carregamento integral por empilhadeira. Pela capacidade de carga, seu uso representa economia de mão de obra, combustível, pedágio e manutenção. Toda a operação de carregamento e retirada das cargas foi demonstrada ao vivo.

Máquinas
A maioria das novidades desse segmento garante às empresas maior gestão e mobilidade da carga, com inovações tecnológicas. A Combilift lançou uma empilhadeira que estufa e desova cargas de até 16 toneladas em contêiner. Enquanto isso, o Grupo Tedesco mostrou seu autoportante, sistema de armazenagem “ao contrário”, ou seja, primeiro são montadas as estantes e depois, o galpão. Muito utilizado nas empresas que mantêm estoque vertical, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, esse sistema garante mais ganho e redução de perdas na armazenagem.

A Düren foi para a feira apresentando uma talha elétrica de corrente, equipamento utilizado para a elevação de carga, em conjunto com outros de movimentação, com duplo-gancho, ideal para cargas com elevado volume, como assoalhos de carros, tubos etc. Para garantir uma maior mobilidade na movimentação de cargas, a B. Lotti apresentou a linha de içamento para rotações completas. A GTM Máquinas e Equipamentos levou ao evento alguns modelos de empilhadeiras, bem como a Hangcha Forlift, que apresentou uma empilhadeira elétrica de quatro rodas de alta performance, capaz de atingir altas elevações. 

A Mecalux expôs novos transelevadores para paletes, para facilitar a sua movimentação. A Toyota apresentou uma nova linha de empilhadeiras e rebocadores, assim como a Yale, que inovou ao mostrar uma movida à combustão. A Emplaca mostrou novas soluções de identificação em áreas blocadas, com o Multiple Frame, um suporte de fixação de placas de identificação, próprio para endereçamento, e a Panotec exibiu uma máquina que corta folhas de papelão, para a confecção de caixas.

Insumos
A CeMAT South America também reuniu os principais fornecedores de insumos para logística. A Continental mostrou o mais avançado e resistente pneu de empilhadeira do mundo, o SC 20 Mileage+™, resultado de um novo composto de borracha, utilizado em sua fabricação, que contém cadeias com melhores conexões de enxofre, que potencializam esses benefícios. Além disso, sua banda oferece máxima resistência a cortes e perfurações, tornando esse pneu superelástico, ideal para aplicações exigentes ao ar livre, incluindo superfícies altamente abrasivas, como pisos de concreto, pedras ou paralelepípedos. Já a Rodaco e a Trelleborg Wheel Systems apresentaram um novo pneu industrial superelástico, o New Solution, e o pneu com tecnologia Pit Stop Line, respectivamente.

A Fronius levou uma tecnologia única no mundo, que permite o carregamento de baterias de forma mais rápida e segura, efetuando a leitura de sua resistência interna. Enquanto isso, a Equaliza apostou em um sistema de carregamento em alta frequência, com monitoramento de baterias e comunicação via rádio. A JLW Eletromax expôs carregadores desenvolvidos com tecnologia de ponta, visando à diminuição dos custos de energia e prolongamento da vida útil da bateria. Por outro lado, a KM Carregadores apresentou o descarregador com análise de descarga, que permite a descarga de baterias de tensões diversas.

Os visitantes puderam conferir, ainda, as baterias tracionárias da Sec Power e da Moura, que mostraram, também, baterias metroferroviárias. Outro destaque foi a bateria de fosfato de ferro da Build Your Dream (BYD). Segundo a empresa, esse modelo deve revolucionar o mercado, pois tem duração de 16 horas, além de que recarga total pode ser feita em apenas duas horas. A Vinnig apresentou novos modelos de controladores de impulso, aceleradores, chaves de emergência e conectores de bateria.

Negócio fechado  
A CeMAT posiciona-se como um evento técnico e de negócios. Os empresários participam para buscar negócios e ampliar a sua rede comercial. Porém, os R$ 50 milhões em negócios, alcançados durante a CeMAT, devem-se não apenas às vendas nos estandes, mas ao resultado das 150 reuniões, previamente agendadas, com 16 empresas compradoras de 12 países, entre as quais a brasileira Hering, a coreana Samsung e a alemã BMW, no Business Matchmaking, área reservada para reuniões de negócios.

Uma das atrações que mais movimentaram o público, na feira, foi o Display Inovação, área com 2.000 m2 dentro do pavilhão, que realizou demonstrações ao vivo de produtos e serviços de expositores da feira, em uma linha de operação logística, com a exibição das várias etapas de processamento de materiais, desde a entrega em caminhão, armazenamento, fracionamento, embalagem, endereçamento e distribuição. Na demonstração, foi usada meia tonelada de alimentos, doada para a Organização Não Governamental (ONG), Banco de Alimentos.

Agenda de Feiras Internacionais da Deutsche Messe AG
Fundamental para o desenvolvimento da atividade econômica, movimentando uma grande cadeia de negócios, a logística é o foco de várias feiras promovidas pela Deustche Messe AG, sob a marca CeMAT, em oito países. Em seguida à realização da CeMAT South America, que trouxe uma comitiva da Alemanha para acompanhar o evento no Brasil, segundo a gerente do portfólio de feiras da empresa no País, Natali Flores, já estão agendadas em Moscou, na Rússia, de 22 a 25 de setembro de 2015; em Shangai, na China, de 27 a 30 de outubro de 2015; em Nova Delhi, na Índia, de 9 a 11 de dezembro de 2015; em Istambul, na Turquia, de 17 a 20 de março de 2016; em Hannover, na Alemanha, de 31 de maio a 3 de junho de 2016; em Melbourne, Austrália,  de 12 a 14 de julho de 2016, e em Milão, na Itália, em 2018.